sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Longra viveu o seu maior Carnaval de sempre: mais de 10 mil pessoas

Chuva não assustou os foliões do Carnaval da Longra
Organização aposta cada vez mais no Entrudo português
Quatro investigadores da UTAD estudam o Entrudo da Longra

Realizou-se, mais uma vez, pelo décimo primeiro ano consecutivo, o Carnaval da Vila da Longra, que há muito se evidencia como o maior do concelho de Felgueiras.
Sem demérito para as organizações dos anos anteriores, porque os frutos também se devem às sementes, desta vez, o evento bateu o seu maior record de sempre no que respeita à participação de pessoas – mais de 10 mil –, apesar da chuva que ocorreu, de tarde, durante o corso carnavalesco, e à noite, na Leitura e Enterro do Entrudo. O Jornal Vila da Longra ouviu um elemento da GNR em serviço durante o corso, que é da mesma opinião quanto ao número de pessoas que assistiram ao cortejo. O evento é realizado pela Casa do Povo da Longra e pelas três Juntas de Freguesia que compõem a Vila – Rande, Pedreira e Sernande.
Quem se recorda afiança que, de facto, este foi o maior Carnaval de sempre naquela localidade, devido ao facto de este acontecimento popular, que já se fez tradição na Longra, ter contado desta vez com um número acrescido de pessoas oriundas de todas as partes do concelho e até de fora deste, devido à eficaz publicidade da organização, bem como de centenas de figurantes que abrilhantaram o evento, em cor, em humor, sendo a crítica política e social a tónica dominante, a saber: o custo de vida, a subida do preço da água e dos impostos, as urgências fechadas pelo Governo, a suspensão do Lisboa-Dakar, a falta de articulação entre as corporações de bombeiros e o INEM, o alegado excesso de zelo da ASAE e, entre muitos outros ingredientes de sátira, o inevitável julgamento do “saco azul” de Felgueiras, com destaque para a presidente da Câmara. O corso foi feito em carros alegóricos, a pé, de bicicleta, de moto, de jipe e outros meios de transporte. Tudo a alegrar mais de 10 mil pessoas.
No que toca a figurantes no corso, o mesmo pôde contar com a participação não só de pessoas inscritas antecipadamente na organização como também de cidadãos de outras partes do concelho, que, em cima da hora e de forma espontânea, quiseram dar o seu contributo no cortejo, que teve início às 16 horas.
À noite, pelas 20,30 horas, assistiu-se ao velório, ao Enterro e à Leitura do Testamento do Entrudo, actos seguidos da queima do cadáver. O velório foi feito no palco da Casa do Povo, com o Entrudo deitado no caixão e a viúva a receber os sentimentos. Durante o funeral foram estridentes os gritos da viúva, como, por exemplo: “Morreste, meu querido homem, que eras tão bom para mim! Davas-me tanto trabalho e porrada! Eras, de facto, o marido ideal!". E foram muitos os participantes no funeral que “insultaram” a pobre mulher, acusando-a de adultério: “Choras?!... Mas quanto ele estava no hospital, andavas com outro homem, sua desavergonhada!” E a viúva ainda mais gritava, que causava dó. A bandeira “religiosa” que ia à frente do cortejo fúnebre era a do FC Felgueiras, extinto há anos, ao fim de sete décadas de história, que agora se vê envolvido num mega-processo, onde são arguidos políticos e ex-dirigentes desportivos locais.
A Leitura do Entrudo foi feita em três partes, uma por cada junta de freguesia envolvida na organização. Quase todas as famílias da Vila tiveram direito a um dos muitos haveres deixado pelo Entrudo, como, por exemplo, a Bíblia, a bacia, a pipa do vinho, o penico e até as dívidas.
Sendo inevitáveis as influências brasileiras nos carnavais portugueses, a organização do da Longra, segundo esta, tenta, cada vez mais, incutir o verdadeiro espírito do Entrudo, tão característico no nosso país, nomeadamente, o do Noroeste, onde, historicamente, se desenvolveu um Entrudo peculiar, com raízes milenares.
Equipa de investigadores da UTAD estuda o Entrudo da Longra

Uma equipa de quatro investigadores da UTAD - Universidade de Trás-os-Montantes deslocou-se à Longra para estudar in loco o Enterro e a Leitura do Testamento.
Brevemente, essa mesma equipa vai deslocar-se à Casa do Povo da Longra para aprofundar melhor o seu conhecimento e caracterização deste meio.