quinta-feira, dezembro 06, 2007

"Honorários pagos pela Cãmara ascendem já os 683 mil euros!" - denuncia Alda Macedo (BE) em conferência de imprensa

Alda Macedo, deputado do AR do Bloco de Esquerda pelo círculo do Porto deslocou-se, hoje, a Felgueiras, à sede dos bloquistas locais, para anunciar, em conferência de imprensa, que o seu partido acaba de apresentar uma queixa contra a presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Fátima Felgueiras, junto da Inspecção-Geral da Administração Local (ex-IGAT), sobre os alegados pagamentos do município aos advogados da principal arguida do "saco azul" e de outros, que exercem ou já exerceram funções autárquicas.
O Bloco de Esquerda estima que o montante pago pela Cãmara ascende já a 683 mil euros, o que, num concelho com 57 mil habitantes, ronda os 12 euros por cada um destes.
Amanhã, a pedido do PSD local, vai realizar uma Assembeia Municpal Extraordinára para discutir o assunto.
A seguir transcrevemos o documento que foi distribuído pelo BE na referida conferência:


"O processo que decorre no tribunal contra a Dr.ª Fátima Felgueiras não é um processo contra a presidente da câmara, é um processo contra a cidadã Fátima Felgueiras, por suspeita de práticas lesivas do interesse público.

ACHA BEM QUE AS DESPESAS DO PROCESSO SEJAM PAGAS COM O DINHEIRO DOS IMPOSTOS QUE VOCÊ PAGA?

Sabe-se que até agora já saíram do orçamento da Câmara Municipal de Felgueiras um total de €683.000. Este valor a dividir pelos habitantes de Felgueiras significa que cada homem, cada mulher, criança, idoso, já pagou 12 € do seu próprio bolso para despesas que são só de Fátima Felgueiras.
Todos pagamos impostos, sobre imóveis, sobre os rendimentos do trabalho ou sobre o consumo. Uma parcela desses impostos reverte para as Câmaras Municipais para projectos de desenvolvimento e para prestação de serviços. Um ou uma autarca que usa esses recursos que são de todos em benefício próprio merece a condenação de todos.
O direito de presidentes de câmara se defenderem por processos no exercício da sua actividade de autarcas não se pode aplicar quando o que está em causa é a suspeita de que tenham usado a sua actividade para proveito próprio, como é o caso.
Felgueiras merece outro tratamento, precisa de investimentos que promovam o crescimento e melhorem a qualidade de vida das pessoas. Não pode continuar em silêncio diante de um abuso desta dimensão.
O Bloco de Esquerda apresentou uma queixa na Inspecção Geral da Administração do Território. Não permitiremos que o bom-nome da gente de Felgueiras seja manchado por uma autarca de poucos escrúpulos".