quarta-feira, dezembro 19, 2007

Ensaio para um golpe palaciano na Assembleia Municipal

Está marcada para amanhã, dia 20, quinta-feira, a sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Felgueiras, que não se realizou no passado dia 7, por falta de quórum.

Como se sabe, foram muitos os deputados que faltaram à primeira convocatória, principalmente da bancada do movimento “Sempre Presente” (SP). Inclusive, faltaram os dois secretários da Mesa. Desta apenas compareceu o presidente, Orlando Sousa.

Recorde-se que esta sessão visa debater os alegados pagamentos, por parte da autarquia, dos honorários da defesa de Fátima Felgueiras e de outros arguidos do processo “saco azul”.

O Diário de Felgueiras soube, junto de fonte do referido movimento de independentes que os deputados da respectiva bancada vão voltar a faltar, amanhã, no intuito de, pela segunda vez, não ser conseguido quórum.

Da parte do PS e do PSD, as respectivas direcções políticas concelhias disseram-nos que estão contar uma representação em peso dos dois partidos. Acreditam que irá haver um número suficiente de deputados para que a sessão se realize.

Se os secretários da Mesa da Assembleia voltarem a faltar e, se desta vez houver quórum, o PSD e PS – com esmagadora maioria no hemiciclo – terão que eleger dois secretários especificamente para aquela sessão. Entretanto, fontes bem colocadas nas duas direcções concelhias disseram que, se tal a acontecer, poderá representar um autêntico ensaio para um golpe palaciano na Assembleia Municipal: na próxima sessão ordinária, os dois partidos farão questão de eleger uma nova composição na mesa, onde não entre nenhum dos elementos do SP.

Bem diz o ditado: “O hábito faz o monge!”. Há mudanças que começam assim.