quinta-feira, setembro 20, 2007

Canto Livre por Adriano | Conferência de imprensa


A Casa do Povo da Longra, em Felgueiras, e a Associação José Afonso (Núcleo do Norte), com sede no Porto, deram uma conferência de imprensa, no salão nobre da primeira colectividade, para anunciarem à comunicação social local e regional a realização, em parceria, de uma festa de homenagem a Adriano Correia de Oliveira, nos próximos dias 5 e 6 de Outubro, na Vila da Longra (Felgueiras), numa altura em que decorrem 25 anos após a morte do cantor, figura destacada da canção portuguesa. Recorde-se que, em Fevereiro passado, as duas associações fizeram evento semelhante em homenagem a Zeca Afonso.

O evento denominar-se-á “Canto Livre por Adriano”, a lembrar os históricos cantos livres que se promoveram neste país, antes e depois do 25 de Abril, sendo o mais conhecido o realizado em 29 de Março de 1974, no Coliseu dos Recreios, menos de um mês antes da Revolução dos Cravos.
Segundo o programa, ambicioso, vão ser dois dias de festa muito preenchidos: o ponto alto acontecerá no dia 6, à noite, no encerramento, com um grande concerto, precisamente, um “Canto Livre por Adriano”, no qual irão cantar Manuel Freire, Carlos Alberto Moniz, Luanda Cozetti e Norton Daiello (dos Couple Coffee), Grupo "Cantaremos Adriano" (Lisboa) e actuará ainda o Conservatório de Música de Felgueiras. 5 euros é o preço para a entrada para o concerto.

Na tarde do dia 6, sábado, no auditório da Junta de Freguesia local, realiza-se um debate sobre a vida e a obra de Adriano, que contará com as seguintes presenças: Paulo Sucena (ex-presidente da FENPROF e amigo íntimo do cantor), João Mário Mascarenhas (director da Biblioteca-Museu República e Resistência, da Câmara Municipal de Lisboa, que privou com o homenageado), Helena Afonso (filha de José Afonso), Familiares de Adriano, bem como Alípio de Freitas (presidente nacional da Associação José Afonso, jornalista e prof. universitário). O Grupo de Fados da CP Longra animará musicalmente o debate.

As pessoas de longe terão jantar garantido por apenas 5 euros, pelas 19 horas.

No dia anterior, 5, sexta-feira, dia da República, decorrerão, na Casa do Povo, várias iniciativas: de tarde, haverá lugar à abertura de uma exposição; a apresentação pública do livro “Escritas do Maio” (escrita criativa para crianças sobre José Afonso), obra de Miguel Gouveia; apresentação do disco “Cantaremos Adriano”; intervenção do professor de História do ensino secundário Joaquim Correia Gomes, sobre o canto de intervenção no plano da História (para crianças, adolescentes, jovens e adultos); e assinatura de um protocolo entre a Casa do Povo e o Grupo de Teatro “PésnaLua” (Felgueiras). O Grupo de Fados da CP Longra animará musicalmente a sessão.

À noite deste mesmo dia 5, será levada à cena a peça de teatro “As Mulheres de Atenas”, de Augusto Boal, pelo grupo de Teatro-Ensaio Raúl Brandão (TERB), do Círculo de Arte e Recreio de Guimarães. 2 euros é o preço para a entrada para este espectáculo.

A iniciativa conta com o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola de Felgueiras e, entre diversas entidades, com o apoio institucional e logístico da Associação 25 de Abril, da Biblioteca-Museu República e Resistência (CM Lisboa), do Círculo de Arte e Recreio de Guimarães e, ainda, com um apoio do Ministério da Cultura para a parte de teatro.

Na mesa da conferência de imprensa sentaram-se os presidentes da direcção da Casa do Povo e da AG, Adão Coelho e Gonçalo Magalhães, respectivamente, e Fernando Lacerda e José Carlos Pereira, membros da AJA Norte.

Gonçalo Magalhães congratulou-se com o programa ali anunciado, resultante, disse, de “um protocolo de colaboração e de parcerias entre as duas associações, firmado em Fevereiro”. E prosseguiu: “Não se entenda esta celebração como um acontecimento fúnebre, mas uma grande festa, de emoção e de partilha cultural, como o nosso bom amigo Adriano desejaria. Aquele homem gigante, calmeirão – como lhe chamavam os amigos e colegas -, afigura-se-nos, ainda hoje, à nossa frente, de mãos dadas com a poesia, a música e a liberdade, caminhando, diariamente, ao nosso lado, como contributo para a promoção cultural das nossas gentes, da nossa cidadania e do nosso associativismo”. Gonçalo Magalhães terminou com um alerta: “Adriano representa uma parte importante da nossa herança artística-cultural, quer a nível da sua obra (gravou 90 temas em 20 anos), quer numa perspectiva alargada à Música Tradicional Portuguesa. Alípio de Freitas, presidente da AJA, considerou, em Fevereiro, nesta Casa, que o terrível silêncio que se abate em relação à música cantada por Adriano e o generalizado desconhecimento por parte dos jovens é um enorme crime colectivo.. Portanto, é tempo de mudarmos esta atitude”.

Fernando Lacerda referiu: “vai ser uma jornada cultural de toda a importância. A AJA Norte acredita que esta Casa dará a devida dignidade ao evento, da mesma forma que a demonstrou na homenagem ao Zeca, em Fevereiro. É mais do que justo celebrar Adriano, porque antes do 25 de Abril ousou afrontar o regime e, mesmo depois, desmascarou realidades que tinham que ser denunciadas”.

Dia 29 de Setembro (sábado)

Prova de Cicloturismo Felgueiras-Porto-Avintes e largada de pombos correios a caminho uma conferência de imprensa, no Porto, pelas 16 horas, na UNICEP (Praça Carlos Alberto)


A organização divulgou já que, no próximo dia 29, sábado, irá realizar um acto simbólico e original: dar uma conferência de imprensa na UNICEP, no Porto, pelas 16,00 horas, a meio de uma prova de cicloturismo Felgueiras-Porto-Avintes,. Como se sabe, o homenageado viveu toda a sua infância em Avintes (VN Gaia). No final da conferência, os cicloturistas retomarão o caminho e, às 17,30 horas, serão recebidos pela Junta de Freguesia de Avintes, onde largarão pombos correios aos som da música.



FICHA DO EVENTO:

Assunto: FESTA DE HOMENAGEM A ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA

Denominação do evento: CANTO LIVRE POR ADRIANO

Organização, em parceria: ASSOCIAÇÃO JOSÉ AFONSO (Núcleo do Norte) e CASA DO POVO DA LONGRA (Felgueiras)


Apoios:

CAIXA DE CRÉDITO AGRÍCOLA DE FELGUEIRAS

MINISTÉRIO DA CULTURA

ASSOCIAÇÃO 25 DE ABRIL

BIBLIOTECA-MUSEU REPÚBLICA RESISTÊNCIA (CM LISBOA)

CÍRCULO DE ARTE E RECREIO DE GUIMARÃES

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE FELGUEIRAS

JUNTA DE FREGUESIA DE RANDE (FELGUEIRAS),

JUNTA DE FREGUESIA DE AVINTES (VN GAIA)

GRUPO DE TEATRO “PÉSNALUA” (FELGUEIRAS)

COMPANHIA DE TEATRO DO VALE DO SOUSA



Figuras convidadas:

Paulo Sucena (ex-presidente da FENPROF e amigo íntimo de Adriano)

João Mário Mascarenhas (director da Biblioteca-Museu República e Resistência, que, também, privou com Adriano)

Helena Afonso (filha de José Afonso)

Familiares de Adriano

Miguel Gouveia (autor do livro "Escritas do Maio")

Alípio de Freitas (presidente nacional da Associação José Afonso, jornalista e prof. universitário)
Joaquim Correia Gomes (professor de História, do ensino secundário)

Representante da Associação 25 de Abril

Representante do Ministério da Cultura



Convidados para actuações artísticas:

Manuel Freire

Carlos Alberto Moniz

Luanda Cozetti e Norton Daiello (dos Couple Coffee)

Grupo "Cantaremos Adriano" (Lisboa)

Conservatório de Música de Felgueiras

Grupo de Fados da Casa do Povo da Longra

Teatro-Ensaio Raúl Brandão (TERB), do CAR de Guimarães