quinta-feira, julho 19, 2007

Sondagem DF termina esta sexta-feira. PS e BE disparam!

O PS vai à frente na sondagem que colocámos on-line, no nosso jornal, desde a primeira hora. Hoje já leva 50% dos votos, contra os 19% do PSD (em segundo lugar) e os 10% do SP (em terceiro). O BE impõe-se com 8%, a CDU fixa-se nos 3% e o CDS apenas alcança 2%.
É certo que esta votação não se baseia num estudo científico no que respeita à ampla realidade sociológica do concelho, mas, reconheça-se, é, em grande parte, a expressão da minoria dos felgueirenses mais escolarizados, que têm acesso à Internet e que se interessam pela gestão política do concelho, nomeadamente junto da parte do eleitorado não muito envelhecido, mais masculino e, como dissemos, com mais habilitações literárias. Aliás, as pessoas que em Felgueiras se envolvem ou, simplesmente, se interessam pela política local são, mais ou menos, 300. Aliás, à hora em que estamos a fazer este apontamento, já se verificam 228 votações.

Com efeito, o PS e o BE são os partidos que obtém resultados galopantes, em boa parte, reconheça-se, em virtude de serem duas das forças políticas que em Felgueiras mais incidem numa faixa do eleitorado mais urbano e que, talvez, são os que mais se enquadram na população com as características acima descritas.

Em todo o caso, os resultados da votação não deixam de ser sintomáticos.