terça-feira, julho 17, 2007

Sondagem da GBN enterra o movimento "Sempre Presente"



Empate técnico entre o SP, PSD e PS



Se hoje se realizassem eleições para a Câmara Municipal de Felgueiras, Fátima Felgueiras perderia a maioria absoluta e poderia até perder a eleição.É esta a conclusão de uma sondagem feita pela GBN, conhecida empresa de estudos de opinião, precisamente, a mesma que meses antes de Fátima Felgueiras regressar do Brasil garantia que a autarca iria ser reeleita. A sondagem, realizada entre 23 e 29 de Junho, está devidamente registada, tendo sido dada aos jornalistas a respectiva ficha técnica.
Numa possível margem de erro de 4,4%, a citada sondagem aponta para um empate técnico entre as três maiores forças políticas no concelho; PS e PSD obteriam 29,2% cada, o movimento “Sempre Presente” (SP) teria 28,9% dos votos. Recorde-se que o movimento de Fátima, nas autárquicas de 2005, obteve 45,7%, o PSD 29,1% e o PS 15,4%. Portanto, SP baixaria radicalmente 16,8%, o PSD subiria apenas uma décima e o PS subiria 13,8% - quase o dobro dos votos de 2005. O BE teria 3,2%, a CDU 2,7% e o CDS 1,2%.



Com efeito, face a este empate técnico, é difícil saber-se quem iria governar a Câmara, dado que a margem de erro é de 4.4%. Entre os limites máximo e mínimo desta percentagem, qualquer cenário seria possível. Porém, algo é certo: a sondagem revela que se Fátima Felgueiras abandonasse a política, cerca de 70% dos votos do SP transferir-se-iam imediatamente para o PS. Neste último cenário, o PS alcançaria a maioria absoluta, com mais de 45%.



Nesta sondagem, o estudo aponta um grande crescimento do PS nos centros urbanos de Felgueiras e Lixa. O PS em Margaride teria 37,2% e 23,8% na Lixa; o PSD 20,4% e 28,6%, respectivamente; e o SP 30% e 28%, respectivamente. Sociologicamente, o PS vai buscar mais votos à classe média e à juventude; o PSD à classe média alta e aos meios rurais; o SP às pessoas com mais 68 anos de idade, mulheres e pessoas menos escolarizadas.

De seguida, publicamos o gráfico feito pela GBN e a análise feita pelo PS/Felgueiras:

Realizou-se uma sondagem e estudo de opinião aos eleitores do Concelho de Felgueiras realizada entre os dias 23 e 29 de Junho.


A recolha de informação foi executada por telefone, através de uma amostra de 500 entrevistas distribuídas de forma proporcional pelas 32 freguesias do Concelho, criando-se sub-amostras com quotas de sexo e grupo etário, respeitando-se escrupulosamente o último recenseamento efectuado pelo INE.


Em cada sub-grupo a escolha de entrevistas foi 100% aleatória, sendo a variável classe social obtida através da técnica de amostragem probabilística e sistema de selecção aleatória.


O nível de confiança é de 95% com um erro da amostra de mais ou menos 4,4%.

Analisando os resultados da referida sondagem e estudo de opinião o Secretariado da Concelhia de Felgueiras do PS, desvalorizando o valor global do mesmos, não deixa de considerar este trabalho de muito importante como instrumento substantivo de análise e orientação para o futuro.


Após reflexão e análise aturada o Secretariado da Concelhia do PS/Felgueiras congratula-se com os resultados de tal sondagem e estudo dando enfoque aos seguintes pontos:



1 – Um veemente protesto sobre as novas tarifas do consumo de água - 78,4% dos inquiridos discorda da medida tomada por este executivo.



2 – O grau de satisfação da população Felgueirense quanto ao desempenho do executivo é claramente negativo.



3 – Cerca de 62% dos inquiridos refere que este executivo não realizou nenhuma obra de importância para o concelho, com a agravante de cerca de mais de 6% referir como únicas obras, aquelas que sendo responsabilidade do governo central, são indicadas como obras camarárias.



4 – Em relação á proposta de lei que será apresentada à discussão e aprovação na Assembleia da República, sobre a suspensão de mandatos dos eleitos acusados de crimes públicos, 53,2% da população refere que os mesmos devem suspender de imediato os seus mandatos, contra apenas 22,4% que referem que devem manter-se em funções.



5 – Na questão política, com incidência eleitoral, o PS concelhio alcança um valor de 29,2% de votos expressos, se as eleições se realizassem hoje, recuperando assim parte importante do seu eleitorado tradicional e socialmente afecto.


Este voto de confiança do nosso eleitorado, espelha a bondade de actuação da direcção socialista actual, confirmando e avaliando aquelas que têm sido as nossas posições, assentes em dedicação, trabalho, seriedade, ética e essencialmente respeito e tolerância democrática.



6 – Realçamos a estagnação eleitoral do PSD, que sem dinâmica, estabiliza na sua base social, representando uma linha de estudo perfeitamente horizontal e linear, reveladora da incapacidade para ser alternativa de poder no Concelho.



7 – O MSP sobrevive sobre a imagem da Edil Fátima Felgueiras, principal derrotada neste estudo. Realçamos que, pela primeira vez desde 1996, um estudo apresenta categoricamente a derrota de Fátima Felgueiras em projecção eleitoral.
Este é um modelo esgotado, donde sobressai a inexistência de projecto ou rumo, a falta de poder reivindicativo e interlocução válida, assente essencialmente num populismo bacôco e demagógico, que em nada tem contribuído para o desenvolvimento e bem-estar dos Felgueirenses.



CONCLUSÕES:



* Do estudo retira-se que, a maioria da população está profundamente descontente com Fátima Felgueiras e seu executivo.



* Que o PS volta a ser a maior força e única alternativa credível e sustentada de poder.



* Que o MSP se esgota com Fátima Felgueiras e parte substancial do seu eleitorado votará PS no futuro.



* Que o PSD não se apresenta como alternativa junto da população, mantendo os seus parâmetros eleitorais estanques entre os 27% e os 30%.