domingo, março 11, 2007

Mil e duzentas mulheres festejaram o seu dia (I)

Ontem, o restaurante da Quinta da Guia, na vila da Longra, “rebentou pelas costuras”. Mil e duzentas mulheres encheram o principal salão para festejaram o Dia Internacional da Mulher, no primeiro sábado após o dia oficial.

No evento, não foi permitida a entrada de homens, à excepção dos do “staff” organizativo – que foram poucos –, os do pessoal de restauração e jornalistas. O Diário de Felgueiras, também, foi convidado e apenas pode dizer que, espantosamente, a vila da Longra está a dar um salto gigante no que respeita à mobilização de pessoas para os mais diversos tipos de iniciativas. Esta realidade proporciona um leque possível de escolhas, ou seja, de maneira a que cada habitante daquela região possa optar pela iniciativa que mais satisfaz o seu imaginário e gosto próprios. Por exemplo, hoje realizou-se a Feira Popular e Tradicional da vila da Longra, que arrasta cerca de 7 mil pessoas, precisamente o mesmo número das que assistiram, nas ruas daquela localidade, ao corso carnavalesco.

Este jantar de mulheres já se tornou anual. Este ano foi a terceira edição, que bateu o número record de participantes. Estiveram mulheres de todas as classes sociais, estados civis e idades, muitas delas de fora do concelho.

No final do repasto – mas, oh, que rico assado! –, assistiu-se a cerca três horas de actuação musical Lá encontrámos velhas (mas ainda novas!) amizades femininas, principalmente do tempo de liceu.

A comissão organizadora é composta por quatro mulheres – três casadas e uma solteira. Carlos Faria, marido de uma delas, e membro do executivo da Junta de Freguesia de Rande é o grande obreiro desta importante iniciativa.

As mil e duzentas mulheres participantes pontificaram pela elegância, porte fino e postura, apesar de dançarem e cantarem efusivamente ao som do cantor “pimba” Beto e outros.

O Diário de Felgueiras elegeu, para esta reportagem, a mais charmosa de todas as mulheres que participaram na festa.



A noite foi delas...


Mil e duzentas mulheres...


Nesta altura, o repasto estava a ser servido...