quinta-feira, janeiro 04, 2007

“Somos Nós os Teus Cantores” | Longra, Felgueiras | 3 de Fevereiro de 2007




2007, Fevereiro, 23. O andarilho "voou" para outras paragens mas continuou a caminhar connosco, como sempre. Lamúrias e velórios, medalhas e estátuas... tudo há-de vir ao de cima! Nós, Casa do Povo da Longra, concelho de Felgueiras, sabemos o que queremos - porque "conhecemos o Zeca" - já que é natural que se multipliquem pelo país iniciativas evocativas da sua vida, da sua obra e do seu exemplo de cidadania.
Felgueiras, felizmente, vai abrir esse ciclo, no dia 3 de Fevereiro, na sala de espectáculos da Casa do Povo da Longra, em resultado de uma parceria com o Núcleo do Norte da AJA.Esta iniciativa terá como o símbolo principal o espectáculo “Somos Nós os Teus Cantores”, e contará com a participação de Francisco Fanhais, Tino Flores, grupo Erva de Cheiro, grupo AJAFORÇA, banda Hyubris e, possivelmente, Manuel Freire. Os actores Alexandre Castanheira e Fernando Soares farão da poesia o eco do homem da "Grândola".
Neste dia vai falar-se, também de Adriano Correia de Oliveira, companheiro de canções de luta e de vida de José Afonso a quem a Casa do Povo da Longra dedicará em Outubro, um evento de tributo ao cantor da “Trova do Vento que Passa”, na passagem dos 25 anos da sua ida para outras paragens. Na parte de tarde, pelas 16 horas, haverá lugar a um debate/tertúlia, ao qual foram convidados Alexandre Manuel (jornalista e ex-editor do DN), Isabel Correia de Oliveira (filha do Adriano), Paulo Alão (músico que participou em algumas gravações do Zeca e do Adriano), Alexandre Castanheira, Soares Novais (jornalista e editor da Arca das Letras), representantes da AJA-NORTE e da Casa do Povo, entre outros que poderão juntar-se.

A 3 DE FEVEREIRO....ZECA...SEREMOS NÓS TODOS... MELHOR OU PIOR... OS TEUS CANTORES! PARA O QUE DER E VIER...SEM MUROS NEM AMEIAS! IGUAIS POR DENTRO E IGUAIS POR FORA!


Os amigos do Zeca da Casa do Povo da Longra
Felgueiras


Este texto foi extraído do blogue da Associação José Afonso, que é diariamente consultado por muita gente (clique para aceder ao link)