sexta-feira, dezembro 01, 2006

AdsMargride faz balanço da sua Boutique Social

Fonte da notícia: ADSM
A Boutique Social distribui artigos diversos a mais de trezentas e cinquenta pessoas ao longo do ano e em todos os dias úteis da semana.
Criada em Novembro de 2004 a Boutique Social da Associação para oDesenvolvimento Social de Margaride movimentou ao longo destes dois anos de actividade roupas e calçados recebidas e doadas a pessoas, com manifestasnecessidades destes produtos.
Recebendo peças usadas, predominantemente vestuário, mas também lençóis e cobertores para camas, calçado, brinquedos e outros diversos objectos, incluindo móveis, tem um procedimento interno muito próprio o qual passa pela sua triagem de acordo com os tipos de artigos e por tamanhos. Para a secretária da direcção e responsável da Boutique, Maria Emília Pinto, "recebe-setodo o tipo de artigos que nos queiram doar, só depois é que procedemos àverificação da sua qualidade, seguindo-se as tarefas de limpeza, quando necessárias e ao seu acondicionamento, havendo casos também em que temos demandar artigos para a recolha da SUMA, mas a maior parte dos artigos são ainda muito úteis e em bom estado ". Há semanas "em que recebemos mais de uma ou até duas toneladas de vestuárioe de outros artigos, mas também podemos estar outras sem que nada nos sejaentregue. Há alguma coincidência com as mudanças das estações do ano,mudanças de habitação...."
Já sobre o tipo de pessoas ou famílias que procuram a Boutique na busca deroupas "são, predominantemente pessoas muito humildes, mas sobretudo os idosos, mas também imigrantes com manifestas necessidades, facilmente comprováveis, que ficam registadas nos nossos ficheiros, sabendo-se o que levaram e com os respectivos tamanhos. Entregamos também calçado e roupas para cama ou até mesmo toalhas e brinquedos, depende do que tenhamos e das necessidades das pessoas, mas só damos às pessoas realmente com necessidades."
Das campanhas que mais trabalho deram à Boutique Social de Margaride, a coordenadora, Orquídea de Carvalho, destacou os "livros usadosenviados para Cabo Verde que atingiram mais de uma centena de caixas de cartão separadas por anos escolares e por temas", mas não deixou também de referir,em tom de graça, a presença de algumas pessoas que "pretendem apenas roupasde marca.
"Neste momento a Associação Social de Margaride continua a recolher roupas destinadas aos países africanos de língua oficial portuguesa, mas admite ainda a possibilidade do seu envio destinado às famílias de países comclimas frios. O volume de roupas doadas ao longo destes dois anos ascendem abem mais das cinquenta toneladas o equivalente a dois contentores ou doiscamiões TIR.