quinta-feira, novembro 16, 2006

Os verdadeiros políticos do “bota-abaixo”

Opinião - Semanário de Felgueiras (10.11.2006)

por Eduardo Teixeira

(Vice-presidente e porta-voz do PSD/Felgueiras
e deputado da Assembleia Municipal)






A presidente Fátima Felgueiras, em recentes declarações ao SF, referiu que “Felgueiras está farta de políticos do bota-abaixo”.


Valerá a pena reflectir sobre esta alusão da autarca, que, em todas as intervenções políticas que faz, se socorre deste chavão, para tentar sacudir as responsabilidades sobre a sua má gestão autárquica. Se não, vejamos:


Os verdadeiros políticos do “bota-abaixo” não serão aqueles que denegriram a imagem do concelho e de todos os autarcas do país? Não serão os que, no seu curto desempenho de funções políticas, já são acusados de dezenas de crimes? Não serão os que transformaram o nosso concelho na chacota nacional, que enriquece o anedotário de “A Contra-Informação”, o “Herman Sic” e outros programas satíricos?


Os verdadeiros políticos do “bota-abaixo” não serão aqueles que desperdiçam o erário público na propaganda da sua imagem, com festas, passeios e foguetórios? Não serão os que desperdiçam os dinheiros públicos em projectos (caríssimos) que nunca mais saem do papel, como o da Praça Dr. Machado de Matos, o da Piscina Olímpica, das Portas da Cidade, da pista tartan, do Teatro Municipal, da Casa das Torres, da ampliação dos Paços do Concelho (este ainda bem que não saiu do papel, embora custasse 400 mil euros), o projecto da pista do Rallye, dos pontos de água para combate aos incêndios florestais, da Piscina de Barrosas, das zonas industriais, do aeródromo (!!!) que andam a prometer para Revinhade, dos sistemas de alarme para os idosos, dos parques subterrâneos? E muitos mais projectos que morreram no papel mas sobre os quais a Câmara teve que pagar avultadas quantias.


Os verdadeiros políticos do “bota-abaixo” não serão os que perseguem os funcionários municipais, que, entre inúmeros casos, os obriga a reunir na rua e tentam-lhes aniquilar o Centro Social? Não serão aqueles que descriminam os presidentes de Junta? Os que querem apoderar-se dos terrenos da Confraria de Santa Quitéria? Os que aniquilaram a AFAV – Associação Feminina dos Amigos do Vinho, para criarem a Confraria dos Vinhos Verdes, cuja farda foi feita à medida para a presidente da Câmara promover a sua imagem pessoal e política? Os que exploram a religião católica para fins políticos.


Como vê, senhora presidente, nem sempre estamos em desacordo. Tenho a firme certeza que quando se refere aos políticos do “bota-abaixo” está, precisamente, a ver-se ao espelho e a retratar-se a si própria.