sábado, novembro 18, 2006

Divulgação oficial

Fontes: entidades remetentes.

Textos não revistos, por falta de tempo.

A Junta de Freguesia de Margaride (Santa Eulália), Concelho de Felgueiras, vem por este meio solicitar a DIVULGAÇÃO GRATUITA da seguinte iniciativa:

RASTREIO AUDITIVO GRATUITO NA JUNTA DE MARGARIDEA Junta de Freguesia de Margaride (Santa Eulália), Concelho de Felgueiras, em colaboração com a Acústica Médica, vai levar a efeito um rastreio auditivo gratuito para toda a população., maioritariamente destinado a pessoas com mais de 50 anos.
Este rastreio será realizado na Sede da junta de Freguesia no dia 4 de Dezembro de 2006.
Sem mais de momento, aproveitamos a oportunidade para apresentar os nossos melhores cumprimentos.
O Presidente
José Luís Marinho Martins









A distribuição alimentar do PCAAC (via AMI) inicia-se dia 20 de Novembro


A AdsMargaride deu-nos conhecimento de que iniciará a partir do próximo 20 de Novembro, 2ª feira, a última distribuição, deste ano, às famílias registadas e beneficiadas com os produtos alimentares fornecidos pela Ami, através do PCAAC (Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados).


Para este efeito a AdsMargaride faz um apelo para que as famílias beneficiadas se dirijam à Boutique Social / Loja Mercatus, situada na Rua Leonor Rosa da Silva, 108, para recolherem os produtos destinados ao seu agregado familiar, às segundas e quartas feiras da parte de manhã e às sextas feiras da parte de tarde, devendo fazer-se acompanhar do Bilhete de Identidade e de sacos para receberem os alimentos que lhes foram atribuídos pelo programa.


Os beneficiados destas doações da União Europeia e do Estado Português são cerca de 300 pessoas distribuídas por grande parte das freguesias do concelho, sendo todavia maioritariamente de Margaride, pelo que a directora da Associação de Margaride, Maria Emília Pinto, faz “mais um apelo às Juntas de Freguesia para que informem os seus habitantes da existência deste Programa para o exclusivo beneficio dos carenciados,” advertindo, contudo, de que “apenas as famílias registadas agora poderão receber os produtos alimentares, a que tiverem direito, no próximo ano”.


A fotografia ilustra o descarregamento das quase seis toneladas, duma camioneta emprestada, para o efeito, por uma entidade privada, dos produtos alimentares recepcionados no passado dia 15.




Magusto no ATL Felguitos





As meninas e os meninos do ATL Felguitos tiveram também o seu magusto no passado dia 10 de Novembro do corrente ano.


A Adsmargaride promoveu mais uma vez um magusto, inserido nas suas habituais actividades de animação, desta vez dedicas ao S. Martinho, destinadas aos seus utentes mais pequenos através da realização do magusto de 2006. As crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 14 anos, divididas por grupos etários, assumiram a condução do magusto fazendo de conta que esta acção era apenas da sua competência, aproveitando ainda para “ajustarem contas” com as suas educadoras, sujando-lhes também as caras com o carvão, cinzas ou as cascas das castnhas. Diziam algumas delas que “nunca tinham comido castanhas tão gostosas e tão divertidas”.




O Banco Alimentar Contar a Fome vai proceder à sua primeira recolha de alimentos em Lousada



A recolha de bens alimentares organizada pelo Banco Alimentar Contra a Fome irá decorrer, neste concelho, já nos próximos dias 25 e 26 de Novembro.
A ADESVALES - Associação para o Desenvolvimento Social do Vale do Sousa, com a colaboração da Câmara Municipal de Lousada, em articulação com o BACF e ainda com outras distintas entidades locais como Escuteiros, Vicentinos e voluntários, desenvolverão, promovido a nível nacional pelo Banco Alimentar Contra a Fome, todas as actividades necessárias para que se consiga, com o apoio das populações locais nos supermercados produtos alimentares destinados às famílias carenciadas.
Para que esta operação atinja todos os objectivos dos seus propósitos, solicitam estas entidades a adesão e a colaboração de voluntários para ajudarem na recolher e a sensibilização dos utilizadores e clientes destas superfícies para a necessidade de darem algo de útil para as duzentos mil pessoas apoiadas pelo BACF a nível nacional dando assim também o seu contributo junto das superfícies que aderirem a esta iniciativa que ocorrerá, simultaneamente, em todos os países da União Europeia.
Em Lousada há duas entidades apoiadas habitualmente pelo BACF pelo que ao longo do ano muitos dos produtos alimentares agora doados poderão regressar noutras dádivas aos nossos ainda mais próximos. Os produtos solicitados são arroz, massas, leite, bolachas, conservas, em suma todos produtos alimentares não perecíveis.
O BACF pede que todos ajudem a alimentar esta ideia.


2006-11-11





Deodato Martins foi designado pelo BACF responsável pela respectiva coordenação nos concelhos de Felgueiras, Amarante, Lousada e Fafe


O Banco Alimentar Contra a Fome do Porto solicitou a colaboração de Deodato Martins para manter as suas responsabilidades de coordenação no concelho de Felgueiras, mas solicitando-lhe também que conseguisse implementar todas as operações necessárias para os próximos dias 25 e 26 de Novembro nos concelhos de Amarante, Lousada e ainda de Fafe.
Este facto “é importante não para mim, mas fundamentalmente para as entidades que sirvo, em termos de voluntariado, pois temos conseguido também ter uma voz que é audível”. Tendo como base de todas estas operações de recolha o movimento rotário, tem-se tornado mais fácil angariar em cada um dos concelhos voluntários que “contamos estejam completamente operacionais já nesta campanha a decorrer no último fim de semana do mês”. Soubemos também que o BACF, estrutura nacional, está já a preparar a criação do BACF- Braga e daí o alargamento a este concelho.
Em Lousada “dada a ausência de qualquer Club de Rotary, toda a estrutura de voluntariado tem sido apoiada pela respectiva Câmara Municipal e muito particularmente por parte da sua Vereadora Dr.ª Cristina Moreira”.


2006-11-11




O BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME necessita, em FELGUEIRAS, de mais voluntários para a RECOLHA DE ALIMENTOS





A recolha de bens alimentares organizada pelo Banco Alimentar Contra a Fome irá decorrer, neste concelho, já nos próximos dias 25 e 26 de Novembro.
A ADSMargaride e o Rotary Club de Felgueiras em articulação com o BACF e ainda com outras distintas entidades locais como Escuteiros, Vicentinos, Associações de estudantes, voluntários, bem como rotários, desenvolverão, promovido a nível nacional pelo Banco Alimentar Contra a Fome, todas as actividades necessárias para que se consiga, com o apoio das populações alimentos destinadas a famílias carenciadas.
Tal como sucedeu nos anos anteriores vão estas entidades de Felgueiras levar a efeito e integrado na recolha do todo nacional, mais uma recolha de produtos alimentares destinados ao Banco Alimentar Contra a Fome.
As anteriores dádivas atingiram os valores próximos das dez toneladas.
Para que esta operação atinja todos os objectivos dos seus propósitos, solicitam estas entidades a adesão e a colaboração de voluntários para ajudarem a recolher e a sensibilizar os utilizadores e clientes destas superfícies dos hipermercados para a necessidade de darem algo de útil para as duzentas mil pessoas apoiadas pelo BACF a nível nacional dando assim também o seu contributo junto das superfícies que aderirem a esta iniciativa que ocorrerá, simultaneamente, em todos os países da União Europeia.

As entidades envolvidas apelam aos jovens e a todas as pessoas que possam e desejem colaborar voluntariamente nestes dias para se inscreverem no Rotary Club de Felgueiras ou na AdsMargaride - Boutique Social / Loja Mercatus - na Rua Leonor Rosa da Silva, 108, em Margaride (junto ao Mercado Municipal) ou através do telefone 255926329.



2006-11-11



Presidente do Município de S. Miguel (Cabo Verde) encontra-se com Dr. Jorge Magalhães

O Dr. Jorge Magalhães recebeu a visita do Dr. João Duarte presidente do Município de S. Miguel da Ilha de Santiago – Cabo Verde.
A Adesvales - Associação para o Desenvolvimento Social do Vale do Sousa, entidade que também desenvolve actividades de cooperação e desenvolvimento com algumas antigas colónias de África, em concreto S. Tomé e Cabo Verde, proporcionou este encontro de apresentação de cumprimentos e em que foram também abordadas outras possibilidades de cooperação e de intercâmbio entre os respectivos Municípios. Na ocasião o Dr. João Duarte fez a oferta de uma lembrança do seu artesanato local como forma para registar este encontro.



2006-11-11



Presidente do Município de S. Miguel (Cabo Verde) visita concelho de Felgueiras a convite da ADSMargaride



A ADSMargaride recebeu nos dias 2 e 3, mais uma vez, a visita do Presidente do Município de S. Miguel da República de Cabo Verde.


O Dr. João Duarte, presidente daquele Município aproveitou a oportunidade para visitar algumas entidades locais, incluindo a Câmara Municipal onde foi agradecer a formação dada em cartografia digital a um dos recém licenciados pelo ESTGF, com que aquele município conta para trabalhar já nos seus quadros técnicos. Ainda dentro destes seus propósitos contactou no ESTGF com diversos dos seus alunos aqui a estudarem e encontrou-se com elementos da Junta de Freguesia de Margaride sensibilizando-a para colaborar num novo projecto de parceria o qual se encontra ainda em fase de estudo.


Esta deslocação a Felgueiras, foi igualmente aproveitada por parte do Presidente Dr. João Duarte, nos propósitos de agradecer as doações entretanto recebidas, onde se incluem dois autocarros doados pelo Rotary Club de Felgueiras, mas que por motivos de agenda não foi possível de visitar.


Esta parceria foi concebida e engendrada pela ESTGF, que conta com uma comunidade estudantil de Cabo Verdianos significativa e tem-se vindo a fortalecer na sequência das visitas ao concelho de Felgueiras do Presidente da Câmara Municipal de S. Miguel.


Ainda antes de deixar a nossa região o Dr. João Duarte encontrou-se com o Presidente da Câmara de Lousada ao qual apresentou a ideia da realização de um conjunto de actividades de intercâmbios e solicitou o pedido de colaboração para o desenvolvimento do seu concelho.

2006-11-11