terça-feira, outubro 31, 2006

Correio dos leitores - Terrenos da Confraria (sempre em actualização)

Eduardo Teixeira,

Meu bom companheiro de escola:



Como sabes, há muitos anos encontro-me afastado de Felgueiras, a viver em Lisboa, e ainda bem! Acompanho regularmente o que se passa no meu concelho natal, através dos jornais, principalmente quando há maroscas, e do blogue Diário de Felgueiras, que é uma maravilha – um oásis num deserto de ideias. Desde que tomei conhecimento do blogue, há cerca de meio ano, passei a visitá-lo diariamente, à noite, em família.


Foi com uma indisfarçável risada que reagi ao teu artigo sobre os terrenos da Confraria de Santa Quitéria, não porque desdenhe da tua bem estrutura exposição. Denuncias, e muito bem, a tentativa de usurpação dos ditos terrenos e o facto de os dirigentes da associação e os padres estarem tolhidos, sem saberem que hão-de fazer para não desagradarem ao poder absoluto. "Quem não pode, arreia!...” – diz o povo, e com razão. Felgueiras é a mancha negra do país, realidade que vai continuar a manifestar-se pelos anos fora, que ainda irá apanhar os meus e os teus netos e bisnetos.

Por mim, quanto aos terrenos, nem me aquece nem me arrefece; sou católico apenas por baptismo e tradição... Mas, como já disse o José Carlos Pereira em apontamento anterior, estão a desbaratar os sentimentos e a boa-fé dos humildes crentes que têm por hábito afluírem ao alegado lugar sagrado, que é a sala de visitas do concelho. E isso é mau. É muito mau que se as pessoas se calem…
Grave é, pois, não haver mais ninguém como tu, meu bom Eduardo, que estás sempre na primeira linha da denúncia dos males dessa terra, que já não tem emenda. Tanta cobardia!... Tanta mentira!...Tanta miséria cultural!... Tanta fraqueza de espírito!... Tanta vaidade!... Até parecem pavões, a arrotar ao azedo do analfabetismo!...



Caro, Eduardo, não queiras mais dar pérolas a porcos. Manda-os para o outro lado. ! Deixa que esse regime caia de podre! Pensa antes nos teus negócios e na tua família! O Povo de Felgueiras, na sua generalidade não tem culpa, mas a teia que fareja interesses pessoais em volta do poder é tremenda, é tenebrosa, porque eles são a base social do poder absoluto, com o qual vivem felizes a bajulá-lo, subservientes à espera que o poder lhes dê qualquer coisinha. Às vezes, até nem recebem nada, mas durante o tempo em que ficam à espera, o poder vai reinando. Aliás, é esse o trunfo do poder: promete mas só dá quando não tem outra alternativa.



Caro amigo, cá me despeço. Até um dia destes!



Um abraço!



António Tavares - Lisboa

Parabéns, Eduardo Teixeira! As verdades são para se dizerem em voz alta.

Acho que foi de muito mau gosto democrático a senhora presidente da Câmara, não lhe ter respondido, na Assembleia, à questão por si levantada. Eu estava lá e até pude ver no rosto da Dr.ª Fátima um sorriso irónico. E são estas as pessoas que nos governam!...

Quanto à direcção da Confraria, acho que, apesar de haver boas excepções, há lá dentro gente muito comprometida com a presidente da Câmara, não tanto politicamente, mas por outros interesses.

Quanto à Igreja, não precisamos dizer nada…


Manuel João – Felgueiras



Será que quando a presidente da Câmara avançaou com a apropriação indevida do terreno, o assunto já teria sido alvo de um acordo secreto entre Fátima Felgueiras e o núcleo duro da direcção da Confraria, representada por João Sampaio?

Mesmo nas coisas da Igreja, o Diabo às vezes é tendeiro!

Irmão da Confraria pertencente à direcção



Pois é!... Não tenhamos dúvidas. Podeis falar e tornar a falar, aposto que ninguém vai levar o assunto à Assembleia Geral. Se houver alguém mais atrevidote que o faça, o juiz da Confraria telefona logo à Dr.ª Fátima. E, quando esta se apresentar ao local, toda a Santa Irmandade se calará.


David Simões - Felgueiras
É assim mesmo, Eduardo Teixeira! És o único da Oposição que não tens papas na língua! Houvesse mais dois ou três em Felgueiras como tu, o poder piava fino; não andava preocupado em provocar mais polémicas do que as que já existem.
Como militante do PSD, gostava tanto que os vereadores Caldas e Luís Lima fossem metade do que és.
Vai em frente!
João Castro - militante do PSD/Felgueiras