sexta-feira, outubro 20, 2006

Bispo do Porto vítima de AVC

D. Armindo Lopes Coelho

D. Armindo Lopes Coelho, bispo do Porto, encontra-se internado no Hospital de Santo António, no Porto, depois de ter sofrido uma hemorregia cerebral talâmica, que é um tipo de Acidente Vascular Cerebral (AVC) que se caracteriza pelo rompimento de um vaso sanguíneo, com acumulação do sangue derramado num núcleo profundo do cérebro chamado tálamo.

Só ao fim de 10 dias é que será possível avaliar concretamente sobre as consequências deste AVC e antever as possibilidades de recuperação física, já que D. Armindo, que é hipertenso e diabético, ficou afectado também a nível da parte física, principalmente na fala.

Desta forma, mesmo que D. Armindo venha a recuperar muito favoravelmente deste episódio clínico, não se prevê que venha a retomar as suas funções, das quais pedira a resignação.

O bispo, de 75 anos, é natural da freguesia de Regilde, Felgueiras. Em 2004, aquando das Bobas de Ouro de sacerdote e Bobas de Prata de bispo foi condecorado com a medalha de ouro do concelho, por parte do então presidente em exercício, António Pereira.