Local
por José Carlos Lopes
Num gesto de grande generosidade, que merece ser digno de registo, o Vice-Presidente do Centro Pastorale de Argenteuil, de França, Sr. Eduardo Fonseca, deslocou-se aos Bombeiros da Lixa fazendo entrega ao Comandante de um cheque no valor de 1.500 €, destinado à aquisição de equipamento de protecção individual para o Corpo de Bombeiros, e que este fez chegar à Direcção da Associação.
A verba em referência, resulta de um conjunto de actividades levadas a cabo por aquela Associação Pastoral, dirigida por Portugueses, e que, tendo chegado ao final do ano com saldo positivo, decidiram distribuir o mesmo por Instituições Humanitárias e de solidariedade do seu país de origem, tendo o caso presente sido escolhidos os Bombeiros Voluntários da Lixa.
O Sr. Eduardo Fonseca, Vice-Presidente do referido Centro Pastoral, não sendo natural da Lixa, é casado com uma Sr.ª Lixense, tendo sido esse facto e o grande respeito que nutre pelos trabalhos dos Bombeiros da Lixa, o motivo desta sua decisão e selecção.
Os responsáveis da Corporação, para além da surpresa ficaram extremamente sensibilizados com o gesto daquela Associação distante, formada por emigrantes de longe que não esquecem a Pátria e a sua região de origem, ficando na esperança de que gestos semelhantes se sigam.
Um bom exemplo de reconhecimento vindo de longe, e de gente desconhecida, que bem podia ser seguido por muitos outros, muito próximos, mas que só se lembram dos Bombeiros quando o azar lhes bate à porta.
Que bom seria que a atitude do Centro Pastorale de Argenteuil, arredores de Paris, tivesse continuadores.