Local
por José Carlos Lopes (Lixa)
Na semana passada, um casal de turistas belgas, que estão de férias e em visita a várias terras do nosso país, chegou à nossa cidade.
Deslocaram-se à Quinta da Lixa para apreciarem a sua beleza e provarem o seu tão conceituado vinho.
Finda a visita, solicitaram informação sobre a localização dos Bombeiros da Lixa, a fim de também lá passarem, não se tendo apercebido que ficava do lado oposto ao local onde se encontravam, e para onde se dirigiram de imediato.
Apesar das dificuldades de comunicação, e com alguma ajuda, lá se fizeram entender. Os Bombeiros da Lixa souberam, e bem, mostrar a hospitalidade e simpatia do povo da nossa terra e guiaram-nos numa visita às instalações do Corpo de Bombeiros ficando com uma ideia do seu funcionamento.
Aproximando-se a noite, pediram autorização para pernoitar no exterior das instalações do Quartel, na própria roulote, autorização essa que foi concedida.
Querendo também provar a nossa gastronomia, foi-lhes indicado um restaurante da cidade, onde se deliciaram com um bom prato de bacalhau.
Era possível ver no olhar daquele casal que estavam maravilhados com a forma como foram recebidos pelos Bombeiros nesta terra.
Mas o que mais me intrigou foi: por que será que a nossa cidade, e em especial o nosso Corpo de Bombeiros, estava na rota daqueles turistas?