terça-feira, julho 25, 2006

Só digo o que me vai na alma

Local
José Carlos Lopes - Lixa
No artigo que escrevi há já duas semanas disse aos srs. Leitores que os manteria informados, e aqui me encontro, uma vez mais, mas para apresentar alguns esclarecimentos:

O primeiro é que escrevi, escrevo e escreverei o que me vai na alma, e sempre na qualidade de cidadão Lixense e nunca, mas nunca, como Bombeiro (da Lixa) nem de seus “mandatários”. É que aquela centenária Corporação tem na sua Direcção e no seu Comando pessoas muito bem formadas para informar os srs. Leitores sobre o que entenderem acerca da Instituição e do Corpo de Bombeiros, a que, como cidadão, me orgulho de pertencer, sendo que, se o fizesse nesta condição, estaria a cometer uma infracção disciplinar punível pelo regulamento.
O segundo esclarecimento tem a ver directamente com o artigo de há 15 dias, sob o título “Bombeiros da Lixa perseguidos?!”. Dado ter chegado ao meu conhecimento que o mesmo causou uma onda de “mal entendidos”, ou seja, de análises e interpretações mal feitas por parte de algumas pessoas e entidades. Ora, nunca foi, nem é, minha intenção “comprar guerras” com quem quer que seja. Apenas me limitei, com o artigo, chamar a atenção das autoridades responsáveis pela matéria (entenda-se responsáveis pela prevenção e combate a incêndios), pois não é normal ser-se chamado 20 vezes, num curto espaço de tempo, para apagar incêndios no mesmo local. Alguma coisa estava a falhar… Contudo, ao que parece, e apesar das interpretações menos correctas, o artigo já deu frutos, pois os Bombeiros ultimamente não têm sido chamados para esse local, e é do meu conhecimento que a Policia Judiciária, e outras entidades e autoridades já intervieram.

Em terceiro lugar, apelo a todos os cidadãos para dizerem ao povo o que lhes vai na alma, porque estou certo de que, assim, estamos a contribuir para a resolução de alguns problemas e para os quais os “responsáveis” poderão não estar devidamente informados, pois são tantos os problemas que se percebe, e entende, que não possam ser todos lembrados, nem do conhecimento. Foi essa a minha intenção com o artigo em apreço.

Por último, porque estamos num país livre e democrático, e porque acredito que a minha modesta opinião pode contribuir para um futuro melhor, continuarei a expressar publicamente o que me vai na alma, mas nunca com o propósito de ferir susceptibilidades e, sobretudo, aquelas que tem a consciência tranquila.
Para finalizar aproveito o ensejo para convidar os srs. Leitores a participarem na 3.ª Festa do Churrasco dos B. V. da Lixa, que se realiza no dia 12 de Agosto, a partir das 19h30, na Escola Secundária da Lixa.

Estejam certos de que com a vossa presença estarão a contribuir para minimizar as dificuldades financeiras daquele Corpo de Bombeiros, que está sempre pronto para vos servir.

Esperando ter prestado os esclarecimentos necessários, em breve voltarei a escrever o que me vai na alma, podendo, ou não, ser do agrado de todos os que se dêem ao trabalho de me lerem.