quinta-feira, julho 27, 2006

Correio de uma leitora

Ao ler a notícia de que o PSD/Felgueiras deixou cair o processo de impugnação sobre a deliberação da AM referente ao IMI, aprovada na reunião de 26 de Novembro passado, mais uma vez, temos a confirmação de que, actualmente, o PSD/Felgueiras é uma estrutura sem rumo, desagregada, marcada mais pelo folclore das palavras do que pela coerência dos seus actos, em que o papel de Oposição – o de maior partido da Oposição – é inteiramente nulo. Não é difícil adivinhar, por quem está por fora da direcção política do PSD/Felgueiras, que a respectiva Concelhia está perdida, sem acção, sem rumo, sem iniciativa, sem coragem, enfim, sem direcção e autoridade.

Não discuto a justeza da taxa máxima do IMI, cuja proposta o PSD foi contra; não discuto sobre a legalidade da deliberação tomada, mesmo votada duas vezes na AM. O que questiono é o facto de o PSD não dar continuidade a uma iniciativa que anunciou na imprensa local e na nacional. Este é mais um episódio caricato, que só denigre o PSD/Felgueiras, que obteve a confiança de 10 mil eleitores – o dobro dos votos alcançados pelo PS!

Como simpatizante do PSD, sinto-me defraudada e não me agrada nada vir a público fazer este apontamento. Mas, como social-democrata que sou, não posso estar indiferente e silenciosa sobre o assunto.

O Dr. Francisco Cunha, presidente da Concelhia do PSD local, pelo que ouço dizer às pessoas, é um ser humano da melhor estirpe; como médico, é bastante humano; como político tem revelado falta de tacto e até de coragem. Sou de opinião, ao contrário de muita gente no PSD, que quando frustrou a sua eleição para a Mesa da AM fez bem em não demitir-se da liderança do partido. Contudo, neste momento, e dado mais este infeliz episódio – o de ter deixado cair a impugnação ao imposto – devia apresentar a sua demissão, provocar eleições antecipadas, e clarificar bem, junto dos seus companheiros do partido, o verdadeiro papel do PSD como principal partido da Oposição. Se chegar à conclusão que não lhe possível tomar uma atitude de frontalidade, então não se recandidate.

Gostaria que o PSD esclarecesse o facto de ter deixado cair a referida impugnação. Pelo menos, emita um comunicado de imprensa a expor as razões para tal a atitude, já que no PSD/Felgueiras, nos últimos meses, se tornou moda emitir comunicados por tudo e por nada.

Isabel (simpatizante do PSD) - Borba de Godim