Local - por José Carlos Lopes
Podem pensar que é mentira mas é verdade…
Na semana passada, os Bombeiros da Lixa foram chamados 20 vezes (eu disse 20 vezes, não me enganei), para apagarem incêndios que deflagravam na freguesia de Macieira da Lixa, nos arredores do Monte do Seixoso.
Será perseguição? Ou será algum psicopata? Seja quem for (porque, de certeza, que é gente, embora não seja digno de assim ser chamado), por certo se delicia com o “espectáculo” e com a correria e canseira que os Bombeiros têm vivido, sem que daí tirem qualquer proveito.
Pois, desengane-se quem pensa, e quem diz, que os Bombeiros quanto mais incêndios apagam mais recebem. A verdade é que o que “ganham” são: as noites não dormidas, os dias sem descanso e afastados da família, as refeições não comidas, as feridas e mazelas resultantes do combate aos incêndios…
A época oficial dos incêndios começou no dia 1 de Julho e dos inúmeros pedidos que já nos foram solicitados, 20 foram para Macieira da Lixa.
A prevenção e a vigilância neste Concelho não estão a dar frutos. Mas, como a “procissão ainda vai no adro”, estou convicto que as autoridades responsáveis por esta matéria vão pôr as “politiquices” de parte e irão rever as estratégias adoptadas (se é que alguma houve) e, proximamente, (espera-se), se vejam os resultados, assim como sejam melhorados os meios de acesso a muitos locais onde os Bombeiros necessitam de passar para intervir.
Quero crer que o balanço final deste “flagelo” será positivo. Mas, estarei atento e se for necessário voltarei a informar os srs. Leitores.