quarta-feira, março 29, 2006

Notícias recebidas

ADSM celebra protocolo com o IPJ

A Associação para o Desenvolvimento Social de Margaride (ADSM) celebrou, recentemente, um protocolo com o Instituto Português da Juventude (IPJ), destinado a promover actividades de apoio aos jovens do concelho, tendo em conta a necessidade de promover de se promover a ocupação de tempos livres dos jovens, bem como a circunstância de muitas famílias terem dificuldades em assegurar o acompanhamento dos seus filhos ou educandos durante os períodos de férias escolares, mais tendo, também, em consideração a posição da referida associação como entidade promotora privilegiada por excelência, no concelho, em relação a actividades deste âmbito.
É objectivo deste projecto dinamizar a integração social dos jovens, apoiando as actividades sociais, culturais, educativas, artísticas, desportivas e, ainda, promover e desenvolver programas para jovens nas áreas de ocupação de tempos livres, de voluntariado, de cooperação, de associativismo, mobilidade e intercâmbio.
Assim, considerou o IPJ do Porto, na pessoa do seu Delegado, Victor Baltazar Dias, proceder à celebração deste protocolo com evidentes interesses mútuos.

ADSM aprova relatórios e contas do ano de 2005

A Associação para o Desenvolvimento Social de Margaride (ADSM), em recente reunião da Assembleia-Geral, que contou com a presença maciça de associados, aprovou o relatório das suas actividades e respectivas contas do exercício do ano de 2005. Ainda procedeu à recomposição dos seus órgãos sociais, em conformidade com o que já tinha sido aprovado, em igual sessão.
Na apresentação das contas, os associados foram unânimes em reconhecer o grande impulso da associação, recentemente verificado, com a realização de actividades sociais, que, em pouco tempo, cresceram mais de 100%, ao nível do Serviço de Apoio Domiciliário, Formação Profissional e Cooperação.

ADSM vai dar formação a imigrantes de Leste

A Associação para o Desenvolvimento Social de Margaride (ADSM) vai realizar, brevemente, actividades formativas para imigrantes oriundos da Europa de Leste, para melhor integração sócio-cultural e de cidadania dos mesmos, sendo este o principal objectivo.
Assim, está programado, para dentro em breve, o funcionamento, em horário pós-laboral, de uma turma com 15 formandos. Esta acção terá uma formação de 50 horas. Os formandos beneficiarão de uma bolsa de formação presencial com subsidio de alimentação de 3,70 € e de um subsidio de transporte de € 2,10 por dia.
As inscrições encontram-se já a decorrer nas instalações da Adsmargaride ou através do telefone 255926329.

Rotary patrocina participantes no RYLA/2006

No âmbito das actividades do ano Rotário, e de acordo com as orientações do Rotary International, este ano a Governadoria convidou o Rotary de Coimbra a dinamizar o projecto RYLA – Cultura, que decorrerá entre 3 a 8 de Abril próximo. O RYLA - Rotary Young Leardership Award, destinado a jovens com potencial de liderança receberá, apoiado pelo RC de Felgueiras, dois jovens com estas características, naturais desta terra sendo ambos estudantes da Escola Secundária de Felgueiras, João Pedro Sousa de Oliveira, e da Lixa, o igualmente jovem David Salvador Silva Cerqueira.

Peditório a favor da Lidafel

A LIDAFEL – Liga dos Deficientes e Amigos Felgueirenses, irá promover um peditório público no próximo dia 25 Abril, destinado a angariar fundos para a prossecução das suas actividades e de apoio aos associados.
Esta Liga é uma entidade de Utilidade Pública e também com estatuto de IPSS, cuja vida associativa teve um forte revés, em sequência de a sua sede e das restantes instalações ficarem deslocadas numa zona pouco movimentada, após a construção de uma via variante à EN-101. Na verdade, a associação perdeu toda a sua funcionalidade, transformando-se, inclusive, numa mais-valia sem quaisquer contrapartidas.
Tem esta Liga, através de acções desenvolvidas na própria Rede Social concelhia, encetado esforços para se tentar dar as melhores condições e dignidade ao espaço e a promover a sua importância institucional.

BTT Margaride Team promove passeio pelas aldeias históricas

Estão abertas inscrições para um passeio a decorrer entre os dias 22 e 24 de Abril pelas aldeias históricas da Beira Alta e Baixa. No seguimento da visita a Santiago de Compostela, que preencheu completamente um autocarro, e face ao contentamento geral – até pelas magníficas visitas efectuadas ao património arquitectónico desta Cidade Galega –, foi decidido promover com periodicidade algumas visitas turísticas e de convívio intergeracional.
Assim, está programado para os dias 22 a 24 de Abril próximo uma visita turística aos concelhos de Trancoso, Guarda, Belmonte, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Sabugal, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo.
Ao longo deste encantador percurso, ter-se-á oportunidade de visitar as Aldeias de Sortelha, Monsanto, Idanha-a-Velha, Castelo Mendo e Castelo Rodrigo. Fazem ainda parte do roteiro visitas guiadas ao Museu Judaico e fortificações militares de Almeida.
As inscrições para esta visita decorrem na Associação para o Desenvolvimento Social de Margaride (ADSM), pelo telefone 255926329 ou directamente na Rua Leonor Rosa da Silva.
O custo por passageiro deverá situar-se entre os 115 e os 120 euros, mas ainda sujeito a confirmação.

Faleceu o Companheiro Rotário Luís de Sousa Gonçalves

O Club Rotário de Felgueiras mandará celebrar uma missa de sétimo dia na próxima segunda feira, dia 3 de Abril, às 19 horas na Igreja Matriz de Margaride por alma do seu companheiro Luís de Sousa Gonçalves.
Este companheiro fundador do Club, desenvolveu ao longo da sua vida rotária praticamente todos os cargos, incluindo o de presidente no ano de 1987-88, sendo então Governador Manuel Rebelo Cardona do Club de Vila Real e tendo por lema “ Unidos para servir, dedicados à paz”.
Este rotário foi fundador de uma das empresas deste concelho ligada ao sector da metalomecânica tendo no mobiliário de escritório e do de material hospitalar alcançado o seu renome. Actualmente a Imo, sedeada na Longra, donde era natural o seu fundador, tem desenvolvido e dinamizado, este nicho da produção de material hospitalar especialmente na área de camas onde tem alcançado grandes sucessos com novos design mas sobretudo com o desenvolvimento de novos sistemas de respostas às necessidades hospitalares onde o preço e a qualidade são factores preponderantes.
Para Luís de Sousa Gonçalves a Longra era como a “capital do mundo” e dado que o próprio era oriundo de famílias muito conceituadas no meio e na agora Vila da Longra onde esteve, desde sempre, ligado a todas as actividades associativas incluindo as artes cénicas, sente igualmente a sua falta.