quarta-feira, março 29, 2006

Debate... a uma só voz

Como tínhamos anunciado, o DIÁRIO DE FELGUEIRAS, no passado sábado, combinou com os dois candidatos às eleições à Concelhia do PS/Felgueiras, Inácio Lemos (Lista A) e Eduardo Bragança (Lista B) fazer-se uma grande entrevista, em simultâneo, aos dois, numa espécie de “frente-a-frente” entre ambos, com perguntas iguais, excepto uma ou outra. A maior parte dessas perguntas foi feita depois de apreciadas perguntas enviadas pelos leitores. Tivemos a confirmação, várias vezes, de Inácio Lemos e de Eduardo Bragança, por via telefónica – no sábado, no domingo e na segunda-feira.
Contactados os candidatos, mais uma vez - hoje (terça-feira) -, dado estarem a demorar muito tempo na volta do correio, Inácio Lemos garantiu que amanhã (quarta-feira), à noite, enviará as respostas. Por seu lado, Eduardo Bragança, que, por várias vezes, reiterou a vontade de participar no "frente-a-afrente", hoje, de tarde, pediu a Júlio Pereira, da sua lista, para informar que não ia corresponder ao convite, porque “não dá entrevistas a blogues, e que estes "não são importantes no esclarecimento dos militantes”.
O DIÁRIO DE FELGUEIRAS, dado o PS estar em campanha para eleições internas, não comenta esta mudança de opinião do Sr. Eduardo Bragança, para não participar em polémicas nesta fase, em que os militantes são chamados a votar.
O DIÁRIO DE FELGUEIRAS não tem nenhuma ligação ao PS e, muito menos, às pessoas dos dois candidatos, mas entende que, tratraando-se de um partido que marcou a história do concelho de Felgueiras durante três décadas, caberá a cada um de nós, cidadãos felgueirenses – apartidários ou não – promovermos o debate político e democrático, a fim de melhorarmos o quotidiano da sociedade, que paga impostos para que alguns a governem da melhor maneira que podem e sabem. O PS e o PSD, sendo os únicos dois partidos que preenchem os ciclos de alternância no poder em Portugal, deverão ter a responsabilidade, cívica, de dizerem o que projectam para a felicidade e o futuro dos cidadãos. Em Portugal, os partidos do Bloco Central têm muito o costume de prefeirem o debate sobre pessoas e peripécias, deixando de lado a discussão dos programas e projectos políticos, dando, muitas vezes, a impressão que os não têm.
É este um dos propósitos editoriais do DIÁRIO DE FELGUEIRAS - informar e incentivar os cidadãos à participação -, como prestação de serviço público, sem implicarmos nos assuntos internos dos partidos.