domingo, fevereiro 12, 2006

Reportagem muito irónica do DN


Felgueiras foi a Fátima receber abraços e incentivos dos apoiantes
Faltou a passadeira vermelha, ontem, na Capelinha das Aparições na Cova da Iria, para que Fátima Felgueiras se pudesse sentir numa cerimónia de entrega dos Óscares em Hollywood .
À escala, os disparos das objectivas dos fotógrafos produziram o mesmo efeito e ao tumulto dos fãs para se aproximarem só não houve a resposta da segurança que é hábito montar em torno do espectáculo. Câmaras de televisão não houve, em resposta a um pedido da autarca, feito meia hora antes de entrar no recinto do Santuário.
A entrada foi discreta, tendo em conta que se deslocaram mais de meia centena de autocarros com felgueirenses para o Santuário de Fátima. Os peregrinos, incluindo os apoiantes de Felgueiras, quando estão naquele lugar ficam virados para o altar, de costas para todos os que vão chegando. A saída, quando Fátima apareceu vinda de dentro da capelinha, precipitaram-se na sua direcção. Muitos conseguiram aproximar-se, alguns cumprimentaram-na e outros ainda abraçaram-na frente ao altar da Virgem de Fátima. Já no recinto, algumas mulheres tentaram tapá-la com casacos e impedir que a fotografassem, à semelhança do que acontece com arguidos que estão a ser levados a tribunal pela polícia. Mas Felgueiras não deixou que a escondessem.
Seriam aproximadamente três mil as pessoas que seguiram a autarca de Felgueiras até Fátima. Confrontada, pelos jornalistas, com estes números, a autarca não os contestou. Negou foi que tivesse sido a Câmara a patrocinar ou a custear a viagem. E indignou-se com aquilo a que chamou "um insulto" da parte "daqueles" que "montaram um circo" em torno da viagem e que não nomeia. "Por que razão havia alguma alma cristã de lembrar-se agora vir agradecer uma vitória eleitoral?", e responde que "é uma calúnia". Afasta, assim, qualquer aproveitamento de um espaço religioso com fins políticos. "Fátima é um lugar de oração; haja respeito", disse.
Para a autarca, esta foi uma "manifestação espontânea" porque também "desconhece" que o Movimento Sempre Presente que a apoiou na última eleição de 9 de Outubro tivesse alguma coisa a ver com a organização do evento. O facto é que circulou um folheto escrito com os nomes e os números de telefone de alguns dos membros da organização durante a preparação da peregrinação a Fátima.
Seriam mais de 50 autocarros. Uma boa parte deles podiam ser vistos num parque situado nas traseiras do Santuário, durante a celebração religiosa. No fim, os felgueirenses, de todas as idades, incluindo crianças, dirigiram-se aos autocarros em clima de grande festa. Poucos falaram com jornalistas e deixaram no ar a dúvida se haviam ou não pago a viagem. De imediato foram instados pela organização a partir.