sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Correspondência da ADSM

A Mercatus – Loja do Comércio Justo de Felgueiras apresenta novo visual

As lojas do Comércio Justo espalhadas pela Europa e pela América do Norte desempenham, em espírito de solidariedade, de voluntariado e com determinação muito própria, a rede comercial da venda a retalho dos produtos produzidos e confeccionados por organizações, em regime de cooperativas ou de centros comunitárias, cujas receitas revertem para estas comunidades, de acordo com os preços do comércio justo anteriormente definidos e acordados.
Desta forma, a Loja Mercatus da Rede de Lojas do Comercio Justo, situada na Rua Leonor Rosa da Silva, em Felgueiras, e enquadrada na Associação para o Desenvolvimento Social de Margaride (ADSM) procedeu, recentemente, a algumas alterações, dando novo visual ao espaço e melhor acolhimento aos seus clientes e aos amigos do projecto Comércio Justo.
Actualmente, esta rede comercializa mais de uma dezena de milhar de produtos de artesanato e quase duas centenas de produtos alimentares, pretendendo, assim, também assumir a sua solidariedade com os povos do Sul, ao criar causas propriciadoras de melhores condições de vida àquelesa países e contribuindo para uma igualdade entre povos. Através de um gesto tão simples e tão marcante como o de adquirir produtos produzidos e manufacturados por pessoas do hemisfério Sul, qualquer um de nós pode participar nesta solidariedade.

A ADSM, também, é associada da Mercatus, parte integrante da CPCJ- Coordenação Portuguesa do Comércio Justo. Temos, aqui, em Felgueiras, aberto ao público, desde Novembro de 2004, num pequeno espaço comercial, a décima quinta loja em Portugal da rede de lojas de distribuição do Comércio Justo.
Os benefícios/receitas desta loja são modestos, mas para nós são uma forma de cooperarmos com outras sociedades menos desenvolvidas, proporcionando-lhes, também a elas, melhores condições de vida.