sábado, setembro 10, 2005

Campos divulga manifesto

O candidato do PS às próximas "Autárquicas" em Felgueiras, José Campos, sublinhou ontem (9 de Setembro) à noite, em Barrosas, que a localidade merece mais atenção por parte dos responsáveis locais e que estes têm vindo a perder protagonismo ao longo dos últimos anos. Evidenciou que, para além da qualidade da lista que na localidade o PS apresenta, a aposta é clara em relação àquele espaço territorial concelhio, com várias personalidades da sociedade civil local a figurarem na lista da Assembleia Municipal, incluindo o cabeça de lista, José Carlos Marques da Silva.
José Campos falava na Escola EB 2,3 de Idães, onde decorreu uma sessão de apresentação das linhas gerais do Manifesto Eleitoral, bem como dos candidatos locais à Junta de Freguesia, onde de uma vez por todas, desmentiu aqueles que andam a difundir a ideia de que não vai cumprir os compromissos assumidos pelo actual executivo municipal, como a construção de uma piscina na localidade: "A piscina, sempre o disse, vai ser uma realidade. Tanto mais que o seu concurso já foi lançado. Barrosas vai ter a sua piscina, sendo falsas as declarações de quem diz o contrário, só pretendendo confundir a população".
Assumiu o compromisso solene de tudo fazer para interceder junto de quem de direito, no sentido de Barrosas poder vir a ter um estrutura ligada aos bombeiros – o que passa por uma boa articulação com os Bombeiros Voluntários de Felgueiras, que são responsáveis pelo espaço territorial de Barrosas -, lamentando que, há poucos anos, quando foi tentada essa concretização, responsáveis locais da freguesia não tenham tido um comportamento civilizado com a referida corporação, afrontando mesmo os seus responsáveis, e inviabilizando esse desiderato.
Garantiu interceder junto do Governo para que o protocolo que está assinado com o Ministério da Saúde para a construção de uma extensão de saúde, possa sair do papel, aproveitando para dizer que esta, e outras situações, ao longo dos últimos anos, devido ao facto de o Governo não ser socialista, fez com que Felgueiras fosse grandemente penalizada, pelo que se assumiu como quem está melhor posicionado para trazer para o concelho aquilo que ele carece.
O candidato à Assembleia de Freguesia de Idães, Manuel Silva, apresentou a sua equipa, constituída na sua maioria por jovens, e assumiu o compromisso de que a palavra "transparência" ia ser a bandeira da sua gestão, recebendo palavras elogiosas por parte do professor universitário Torres Moreira, também ele de Barrosas e candidato à Assembleia Municipal (quatro lugar) que aproveitou para tecer fortes críticas à liderança dos destinos da freguesia nos últimos anos: "Temos tido mais do mesmo durante muitos anos. Criaram-se vícios que não são desejáveis na vida política. As pessoas não têm que se eternizar no poder. A nossa equipa pode refrescar a vida política em Barrosas". Aplaudiu a escolha da palavra "transparência" por parte dos candidatos à Junta, observando que "não há que ter medo de ser transparente e de mudar".

O Manifesto Eleitoral
Na oportunidade, apresentou algumas linhas do Manifesto Eleitoral que, vai ser distribuído em breve, observando que, ao nível da Educação, pretende colocar em prática uma política de supressão dos problemas existentes em vários graus de ensino, nomeadamente o profissional. É que a realidade concelhia, devido ao crescente número de desempregados, "carece de um incremento de cursos de reconversão profissional, no sentido de permitir requalificar a mão-de-obra existente", pelo que propõe a criação de parcerias entre a Câmara Municipal e as estruturas educacionais existentes no concelho para concretizar essa ideia.
Para além da criação de uma Agência de Desenvolvimento e de uma Feira de Emprego (para potenciar a diversificação da mão-de-obra), José Campos quer um Parque de Ciência e Tecnologia que se assuma "como uma zona industrial de ponta para tentar cativar para o concelho alternativas reais, para combater a mono-indústria".
No que concerne à área do Desporto/Juventude/Tempos Livres, salienta que pretende criar a Casa da Cidadania, destinada a jovens e menos jovens, que tenha disponíveis todos os serviços para o cidadão e promova uma vivência inter-geracional; a revitalização do Conselho Municipal da Juventude; a criação da figura do Provedor da Juventude e de um banco de voluntários, bem como de um parque de desportos radicais. A piscina olímpica, não é uma prioridade, "já que o seu investimento é demasiadamente violento e nós temos prioridades mais prementes", como a construção de um pavilhão multiusos, salientando ser lamentável que Felgueiras "seja o único município na região que não dispõe de um equipamento semelhante". Pretende a concretização das zonas desportivas da Lixa e de Regilde, bem como se propõe interceder junto da instituição que tutela o futebol em Barrosas, no sentido de que o campo de jogos posa ser relvado.
A construção de polidesportivos só será concretizada onde tal se justifique, "para não acontecer o mesmo que está à vista de toda a gente com os campos de futebol de 11 nas freguesias, que estão às moscas".
Disse, ainda, que Barrosas vai ter uma extensão do Gabinete de Atendimento Municipal, como aquele que existe na Lixa, "permitindo que a população local e das redondezas possa resolver os seus problemas sem ter que se deslocar à sede do concelho".
"Felgueiras tem que ser ressarcida pelo que o Governo não fez nestes últimos anos, nomeadamente a partir do momento em que o Governo deixou de ser do PS", concluiu o candidato do PS-Felgueiras às próximas Eleições Autárquicas.
(Fonte da notícia e foto: "Por Felgueiras Estamos Cá")