sexta-feira, julho 29, 2005

Campanha de escavações em curso no Castro da Sra. da Aparecida (Pinheiro)

A Câmara Municipal de Felgueiras tem em curso, desde o passado dia 18 de Julho, uma campanha de escavações no Castro da Sra. da Aparecida, na freguesia de Pinheiro, destinada a definir as áreas a proteger, bem como aquelas que poderão ser alvo de um arranjo paisagístico superficial.
Com a duração prevista de três meses, em que será escavada uma área já determinada e vedada, com cerca de 160 metros quadrados, tem a colaboração, nas duas primeiras semanas, de alunos da Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa.
Após esta fase de escavações, segue-se um período de mais três meses para tratamento e estudos de materiais, que constarão de um relatório científico a apresentar à Câmara Municipal e ao Instituto Português de Arqueologia.
É no Monte da Sra. da Aparecida onde se localiza um dos povoados proto-históricos de maior importância do concelho de Felgueiras. Descoberto em 1990, no decurso de prospecções efectuadas pelo arqueólogo Marcelo Mendes Pinto, no âmbito da realização da Carta Arqueológica a incluir no Plano Director Municipal, aquele povoado terá tido uma ocupação desde o Bronze Final até ao período da Romanização, numa diacronia longa, atestada pelos inúmeros fragmentos cerâmicos que aí é possível encontrar à superfície ou em qualquer revolvimento de solo.
A urgência desta campanha decorre do facto de a Comissão Fabriqueira local, responsável pela festa da padroeira que se realiza anualmente no mês de Agosto, ter comprado o terreno que abarca todo o monte que rodeia a capela existente. Para prevenir eventuais estragos, que podem colidir com a riqueza e importância dos vestígios arqueológicos soterrados, foi promovida há cerca de um ano uma reunião entre a Câmara Municipal e a referida Comissão, ficando acertada esta campanha, para alvitrar da importância real dos vestígios.