sexta-feira, julho 29, 2005

Agenda cultural para este fim de semana

Festival Internacional de Folclore
Organizado pela Câmara Municipal e pelo Rancho Folclórico de Varziela, neste sábdo, pelas 21h00, oFestival Internacional de Folclore de Felgueiras.
A edição deste ano, que terá o apoio técnico da Federação do Folclore Português, contará com a participação de nove agrupamentos etnográficos, dos quais três são estrangeiros: Ekonom Folk Dance Ensemble (Bratislava – Eslováquia); Rancho Folclórico “Os camponeses de S. Francisco” (Alcochete); Rancho Folclórico da Boidobra (Covilhã); Grupo de Danças Ximalveira (Espanha); Grupo Folclórico Etnográfico de Macinhata do Vouga (Águeda); Rancho Folclórico da Trofa (Trofa); Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio (Braga), Iznik Belediyesi Halk Danslari Toplulugu – Kilicaslan Caddesi Iznik (Bursa, Turquia), para além do Rancho Folclórico de Varziela, que é o anfitrião.

Teatro de rua
A companhia de teatro Rasgo apresenta o trabalho “O Charlatão”, neste sábado, pelas 22 horas, na Praça da República, com interpretações de Luís Paz e Pedro Brandão. Baseado no conto homónimo de Miguel Torga, a peça é exibida com recurso à manipulação de bonecos, acompanhado de música ao vivo de concertina, flauta de tamborileiro, cavaquinho e percussões.

Exposição de Jugos na Lixa
A exposição da colecção de jugos do Museu Casa do Assento, intitulada “Jugos: uma arte popular com tradição em Felgueiras”, está patente ao público, desde de ontem (27 de Julho) a 4 de Agosto, na Casa da Cultura da Lixa.
Os jugos do concelho de Felgueiras enquadram-se no tipo de jugo de tábua (variante do Minho), pertencendo à subcategoria dos jugos baixos, com arcos interiores e com decoração simplificada. A freguesia de Regilde, nos anos 40, ainda tinha uma produção razoável de jugos.