terça-feira, março 19, 2013

"Um Instante Assim", de Cristina Silveira Carvalho, é lançado nesta quinta-feira, em Lisboa




Vai ser publicado na próxima quinta-feira, dia 21, em Lisboa, o livro de poesia Um Instante Assim, de Cristina Silveira Carvalho, que tem a chancela da Lua de Marfim e ilustrações do seu irmão Luís Silveira Carvalho.

O dia do lançamento da obra não podia ser mais bem escolhida: no Dia Mundial da Poesia, pelas 18,30 horas, no Hotel Real Palácio, na Rua Tomás Ribeiro, 115, em Lisboa.
A apresentação crítica estará cargo do jornalista Ricardo de Saavedra.

A autora dedica esta obra à sua filha e à memória dos pais, Maria Natália (1932.1970) e Hermínio (1925-1985). Na elaboração deste livro, fez escala nas viagens que a apaixonam – as descobertas como professora e revisora de texto – para reunir neste volume alguns dos poemas que há muito guardava. Em síntese, podemos dizer que, entre Janeiro e Dezembro, os instantes fluem, carregando marcas de alegria e desespero – a maternidade, a morte e outras ausências. Inquietações, surpresa, confissões e segredos revelam-se aqui, para se resumirem naquilo que é fundamental para a autora: os afectos.

Cristina é professora desde 1978. Exerceu funções em diversos organismos na área da educação e juventude, regressando sempre à escola. Estudou sociologia e ciências da educação, que constituem ainda uma paixão, a par da revisão de texto, «viagem por dentro da escrita dos outros e pelas teias da língua portuguesa».
Publicou poemas, ficção, entrevistas e artigos de opinião no DN Jovem e outros suplementos do Diário de Notícias, fanzines, revistas de educação, antologias. Foi co-autora em publicações diversas do Ministério da Educação.
Um instante assim é o seu primeiro livro.

Luís nasceu em 1965 e desenvolve o seu trabalho plástico desde 1983, altura em que começou também a publicar na imprensa, onde obteve alguns prémios.
Com formação em Artes Gráficas e Artes Plásticas – Pintura, iniciou em 1987 a sua actividade como professor, no ensino preparatório. Em 2002 integrou a equipa do projecto do Centro de Estudos das Artes de Belgais, onde foi professor e responsável de artes plásticas.
Colaborou em diversos projectos de cenografia e decoração de interiores e está representado em várias colecções públicas e privadas. Podemos encontrar alguns dos trabalhos da linha deste livro no seguinte link: