sábado, fevereiro 23, 2013

Ficção sobre o "bullying" no Fantasporto 2013



O livro infanto-juvenil Miguel Sarapintas e o pinto de três patas, de José Carlos Pereira (escritor natural e residente em Felgueiras), é um dos sete livros (e o único infanto-juvenil) que serão apresentados na edição deste ano do Fantasporto, que se realiza entre 25 de Fevereiro e 10 de Março.

A apresentação do escritor felgueirense está marcada para 27 de Fevereiro (quarta-feira), pelas 17 horas, no Teatro Rivoli, no Porto, com entrada livre, no âmbito da Programação Especial do Fantasporto 2013 – Literatura e Cinema. 

A apresentação da obra (em prosa e em verso e que aborda a temática do "bullying") estará a cargo de Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, de Lisboa. 

O Fantasporto foi fundado em 1981 por Mario Dorminsky e Beatriz Pacheco Pereira. Vai já na 33.ª edição consecutiva. É considerado o maior festival de cinema em Portugal e um dos 25 maiores do mundo. Em paralelo, todos os anos dedica uma programação especial, explicada em recente conferência de imprensa pelos fundadores do festival: “2013 é o ano da Literatura, pedra fundamental da boa escrita de Argumento, da Crítica Cinematográfica e da Cultura em geral. O festival apresenta, assim, aos seus espectadores, e mais uma vez pela voz de escritores e investigadores profissionais, áreas da Cultura que lhes permitirão compreender melhor o processo criativo e de investigação que existe por detrás dos filmes. Serão apresentados diversos livros que abrangem a maioria dos géneros literários – romance, conto, poesia, conto infantil, conto fantástico, ensaio”.