terça-feira, maio 10, 2011

Escola Básica de Lagares desenvolve projecto de defesa ambiental

 Exm.º Sr. Director do Jornal DIÁRIO DE FELGUEIRAS

Vimos por este meio dar-lhe a conhecer que na Escola Básica de Lagares, as turmas do 6ºF e de CEF Jardinagem II estão a desenvolver o Projecto Green Cork que consiste na recolha de rolhas de cortiça usadas, para posterior reciclagem nas instalações da Corticeira Amorim.

Este projecto já vem sendo levado a cabo desde o primeiro período e toda a escola e comunidade educativa foram sensibilizadas para a recolha de rolhas. Contamos com a ajuda de empresas na área da restauração, onde deixámos um pequeno reservatório que vai sendo monitorizado semanalmente por cada um de nós e que quando enche com rolhas, estas são trazidas para o Rolhinhas da escola para serem contadas e devidamente armazenadas. O Rolhinhas é o nosso reservatório construído com materiais biodegradáveis e reciclados.
Estamos muito felizes pelo número de rolhas já recolhidas e entregues no Modelo-Continente – 15 mil rolhas!! A nossa terceira e próxima entrega será no 3º período e já contamos com bastantes rolhas.

Outro objectivo do projecto Green Cork é a plantação de uma árvore, por cada 1000 rolhas entregues.

Em Janeiro realizámos uma visita de estudo à Corticeira Amorim e tivemos a oportunidade de aprender muito mais acerca deste produto nacional que é matéria prima de muitos objectos e afins. Vimos como são fabricadas as rolhas, para que fins são destinadas, os diferentes tipos de rolha que existem e como trabalham as pessoas. A rolha de cortiça é um bem nacional.

Porque somos todos condóminos da Terra e porque sabemos que é importante reciclar, para não criar resíduos que possam poluir, para promover a reutilização de material usado e para ajudar a proteger o nosso planeta, gostaríamos que se dignasse a dar destaque e a promover a nossa actividade no seu jornal, facto que, desde já, agradecemos.

Queremos contar muitas mais rolhas e árvores!!

Eis algumas frases apelativas criadas por nós para esta actividade e que se podem ler pela escola e fotografias alusivas.

Para o Mundo Não Acabar, Temos de Reciclar.
 Para a Terra Melhorar, o Ambiente Temos de Preservar.


PARA O ROLHINHAS USAR
E O AMBIENTE PRESERVAR
AS ROLHAS DE CORTIÇA
AQUI TEM DE COLOCAR

Contamos com a sua colaboração!

As turmas 6ºF e CEF de Jardinagem II

Vânia Lemos e José Silva