sexta-feira, abril 08, 2011

Isabel Loureiro conta nova história infanto-juvenil numa obra pedagógica sobre Arte | Lançamento amanhã, em Lisboa


Já aqui falámos de Maria Isabel Loureiro como uma grande escritora para o “mundo dos sonhos”, que são as crianças, graças à doçura da sua escrita, cujo manto maternal imbuído nos seus livros é uma luz que radia e que nos envolve numa áurea de cores e de textos fluídos.
A escrita leve e doce, o manto maternal de uma voz que emerge das palavras, é um poderoso apelo ao recolhimento do espírito e à elevação deste, na dialéctica humana de transformar o mundo para melhor.  A autora é incansável, um corpo frágil com uma enorme capacidade de voar e entrar pela janela dos nossos sonhos trazendo-nos a calmaria. Já com substancial obra publicada, Isabel, em menos de dois meses, traz-nos um novo livro, editado pela Bertrand.
Estamos a falar de mais uma obra da colecção “A Vovó Ensina-te…”, na qual em cada número uma avó ensina os mais novos, ora a cozinhar, ora  a organizar festas, práticas de boas maneiras, etc... Desta vez, na trama dos capítulos contados no livro, a escritora ensina seis crianças na descoberta da Arte, na plenitude disciplinar desta área tão importante na fase de crescimento das crianças... A menina que surge na capa do livro é a Matilde, neta da escritora.
O livro vai ser lançado amanhã, dia 9 de Abril, em Lisboa, na Livraria Bertrand do Centro Comercial Vasco da Gama. Tem por título “A Vovó Ensina-te a Descobrir a Arte”. Da leitura que já fizemos da obra e segundo a nossa opinião, trata-se de um instrumento de trabalho muito pedagógico para as crianças, a partir dos 8 anos de idade. Pais e professores dispõem de um livro acessível e bem sistematizado para o despertar dos sentidos dos mais pequenos para a Arte.  Um conjunto de episódios com “fundos de verdade” e, a partir daí, ficcionados.  Cada texto tem uma ou mais lustrações. O livro vai  ser bem compreendido pelas crianças, estas poderão retomar, a qualquer momento, a leitura dos capítulos seguintes.
A autora elaborou, de facto, um episódio a partir de um quadro de cada pintor, no conjunto dos seguintes artistas: Leonardo da Vinci, Grão Vasco, Josefa d’ Óbidos, Johannes Vermeer,  Edgar Degas, Claude Monet, Renoir, Van Gogh, José Malhoa, Picasso, José Guimarães, Norberto Nunes, Romanelli e Ana Bossa.
A autora deste livro vai mais longe: para um público tão novo, consegue explicar ,por exemplo, a pintura abstracta e a pintura figurativa, a geométrica, o retrato e o auto-retrato. Explica ainda técnicas de pintura, como, por exemplo, o alumínio, o sal, o sopro, etc…  Sempre  com belas e muitas imagens, com textos coerentes muito elucidativos.
Sem dúvida, uma obra de grande utilidade para crianças, pais, professores… e até para ser lida por gente adulta com conhecimentos "adormecidos" sobre Arte.