quarta-feira, março 02, 2011

Faleceu Carlos Pinto da Silva – um “operário em construção”


Faleceu, hoje, dia 2 de Março, no Hospital de S. João, no Porto, Carlos Pinto da Silva, Presidente da Associação de Solidariedade Social Bairro João Paulo II, em Felgueiras.
Carlos Pinto da Silva, que era nosso amigo pessoal e estaria na casa dos 60 anos de idade, residia no bairro com a mesma designação da associação. Reformado e antigo operário fabril no sector do calçado, era um dirigente extremamente empenhado na causa do associativismo social, de forma abnegada e humilde. Nunca procurou a visibilidade pública e a promoção pessoal em troca, mas estava presente em todos os momentos, mesmo nos de mais árdua tarefa comunitária.
A figura de Carlos Pinto da Silva está também muito ligada à história do sindicalismo operário em Felgueiras. Foi um dedicado sindicalista da CGTP-IN, desde a fundação, e militante de base do PCP desde o 25 de Abril, cujo ideal abraçou ainda antes do fim da ditadura, nomeadamente a partir do tempo de serviço militar em Timor. Na história do Poder Local, o seu nome constava sempre nas listas da CDU às eleições autárquicas, mas nunca nos lugares da frente; a sua participação cívica era, para ele, comunhão... Porque numa sociedade ideal, a política não seria uma máquina de produzir figuras públicas e os humildes teriam plena participação nas decisões comunitárias.
Para nós, as pessoas não se tornam boas quando morrem… O senhor Carlos, homem bom, pobre, generoso, humilde e de causas permanentes, reservado e pacífico, é o paradigma do cidadão que procura a pureza nos ideais e os interpretam para o bem comum. 
Citando Vinícius, um verdadeiro “operário em construção”.
Uma referência, de facto. 
O Editor do DIÁRIO DE FELGUEIRAS expressa à família enlutada os mais sentidos pêsames.