quinta-feira, dezembro 02, 2010

Estudo sobre o Alto Douro Vinhateiro

O leitor, ao clicar no link abaixo constante, poderá aceder ao estudo de Pedro Carvalho (especialista em Turismo e doutorando na área do Marketing), que tem como objectivo principal avaliar a imagem do destino turístico cultural do Alto Douro Vinhateiro (ADV), Património da Humanidade, bem como traçar o perfil do turista visitante quanto à sua percepção daquele ancestral imaginário português.

O investigador, natural de Celorico de Basto, seguiu uma pesquisa descritiva, com método de recolha de dados através de questionário aplicado a visitantes no ADV, obtendo-se uma amostra de 252 questionários. Conclui que a percepção do visitante está muito associada à paisagem cultural Património da Humanidade e a um espaço de beleza natural e aprazível, no contacto com o Rio Douro, com a Vinha e com o Vinho.
O visitante tem uma predisposição inegável para viajar, associada a motivações culturais - é esse o seu perfil: o seu poder de compra para fruir de uma oferta de qualidade, numa busca constante por experiências únicas e enriquecedoras, principalmente no capítulo da interecção cultural.
Segundo Pedro Carvalho, em conversa com o DIÁRIO DE FELGUEIRAS, "neste estudo, foi possível concluir que a imagem percebida de destino influencia a satisfação, a intenção de voltar e de recomendar, e que, dentro desta realidade orientadora, há, por conseguinte, uma satisfação de qualidade que leva o visitante a voltar e, sobretudo, a recomendar o ADV às pessoas do seu meio sócio-cultural". Concluiu-se ainda que, apesar do grande potencial da região demarcada e dos inerentes factores atractivos, há erros, incertezas, que têm que ser corrigidos e esclarecidas, respectivamente. Sobre isto, diz-nos, Pedro Carvalho: "Este é o grande desafio das instituições e das empresas da região envolvidas em todo o amplo processo de desenvolvimento, por um lado, e de preservação do património cultural, por outro; ou seja, de um necessário desenvolvimento sustentável. Tradição e inovação são os termos mais correctos para a construção interactiva e uniforme, orientadas por altos padrões de qualidade. O trabalho que está a ser desenvolvido pelas entidades responsáveis nesta região, no quadro do Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro sustentado com o financiamento do QREN a par da crescente aposta da iniciativa privada, são indicadores que o ADV poderá afirmar-se, já a médio prazo, como um destino de excelência turística a nível mundial".
JCP

Clique aqui: Estudo de Pedro Carvalho