domingo, novembro 28, 2010

Sá Carneiro | Miguel Pinheiro


No próximo dia 4 de Dezembro, completam-se 30 anos após a morte de Francisco Sá Carneiro, fundador e líder do PSD. Morreu em Camarate, aos 46 anos de idade, junto de Amaro da Costa e de Snu Abecassis, entre outros acompanhantes no pequeno avião. Snu, a mulher por quem se apaixonou e por quem desafiou as leis da tradição católica, da família, da sociedade e da política.
Muitos viam-no como o rosto da esperança, o futuro da política portuguesa; outros criticavam-lhe o carácter e a forma de fazer política. A sua morte precoce, envolta em mistério e polémica, fez dele um mito.
Entre as várias obras, estudos, documentários e reportagens sobre este político na passagem do trigésimo aniversário da sua morte, seleccionámos o volumoso livro do jornalista Miguel Pinheiro, que trouxe já estampa "Sá Carneiro".
Depois de cinco anos de pesquisa exaustiva, de recolha de documentação e de fotografias inéditas, o jornalista Miguel Pinheiro traça a biografia completa, pessoal e política de Francisco Sá Carneiro, o advogado do Porto que durante onze meses foi primeiro-ministro de Portugal.
Ao longo destas páginas, ficamos a conhecer pormenores e histórias até então absolutamente desconhecidas: como o dia em que fintou a morte, apesar de ter recebido a extrema-unção; a depressão que sofreu e tentou esconder a seguir ao 11 de Março de 1975; a forma como tentou esconder o romance com Snu, com receio de perder as eleições nas quais era candidato, as cartas inéditas do divórcio, a tentativa de declarar a nulidade do casamento no Vaticano e os conflitos políticos com Ramalho Eanes e Mário Soares.
A obra, que tem 784 páginas e 32 documentos em anexo, é editada pela "Esfera dos Livros" e insere-se numa colecção denominada "História Século XX".
JCP
Nota do Editor: Este texto foi trabalhado por nós, a partir da sinopse do livro com dados oportunos que acrescentámos.