quarta-feira, outubro 13, 2010

Informação às escolas e professores


Recebemos do Oceanário de Lisboa a seguinte informação com pedido de publicação:

Programa de Educação do Oceanário de Lisboa
Apresentação de actividades no Dia Aberto ao Professor

Com o início do ano letivo de 2010/2011, o Oceanário de Lisboa apresenta o seu programa de actividades, adaptadas aos diferentes objectivos curriculares e níveis pedagógicos. Descobrir a diversidade marinha, envolver os participantes na conservação da natureza e educar para a alteração de comportamentos são objetivos do Programa de Educação do Oceanário de Lisboa.
No Dia Aberto ao Professor, celebrado no Oceanário a 16 de outubro, professores e educadores terão oportunidade de conhecer mais aprofundadamente e em primeira mão, os programas desenvolvidos para cada nível de ensino.
Entre as novas actividades, a apresentar, dirigidas ao público escolar, destacam-se: “Fábrica de super-heróis” (pré-escolar e 1º Ciclo), “Príncipes ou sapos?” (pré-escolar, 1º e 2º Ciclos), “Animais do avesso” (2º Ciclo), “Mar de oportunidades” (3º Ciclo e Secundário), “Árvore da vida” (Secundário) e visita temática “Anfíbios. Interessantes por Natureza.” (todos os níveis de ensino).
A actividade “Príncipes ou sapos?” promoverá o conhecimento dos anfíbios. Entre sapos, rãs e tritões, o desafio será descobri-los nos habitats do mais recente espaço inaugurado pelo Oceanário, em Julho.
Com a actividade “Fábrica de super-heróis”, os participantes partem numa missão para descobrir quais os superpoderes do Vasco para que se transformem também, em super-heróis, defensores dos oceanos.
O programa “Animais do Avesso” apresenta as adaptações dos animais ao meio aquático: como respiram, ou se reproduzem são algumas das curiosidades que serão abordadas.
Qual a importância do mar na vida dos povos? Como o potencial dos recursos marinhos pode contribuir para o futuro da humanidade? São algumas questões que serão exploradas no original programa “Mar de oportunidades”.
Dar a conhecer os sistemas de classificação dos seres vivos, como estão organizados e como se relacionam é a proposta do programa “Árvore da vida”.
A visita temática “Anfíbios. Interessantes por natureza” permite conhecer estes animais, a sua fragilidade e a sua vida entre a terra e a água.
As mais de 40 actividades propostas pelo Programa de Educação fazem dos participantes os protagonistas na missão de proteger os oceanos.

Dia Aberto ao Professor
Data: 16 de Outubro
Horário: 10h00 às 13h00. Recepção às 9h30, nas salas de educação do Oceanário de Lisboa.
Preço: Acesso gratuito. Inclui participação gratuita nas actividades, coffee break e visita livre ao Oceanário, mediante inscrição prévia (cinco sessões em sala, limitadas a 30 participantes).
Informações: Tel.: 218 917 002 e 218 917 006; Fax: 218 955 762; e-mail: info@oceanario.pt
www.oceanario.pt
Programa completo: Faça aqui o download