quarta-feira, agosto 04, 2010

"Diabos à Solta em Amarante"

Abel Coelho, vereador da Educação da CM de Amarante
.
O Vereador da Câmara Municipal de Amarante com o pelouro da Educação, Abel Coelho, apresentou, a 1 de Agosto, em conferência de imprensa, na FNAC, em Matosinhos, o programa “C’os Diabos! Diabos à Solta em Amarante”, um evento que, numa recriação da tradição, procura evocar o regresso dos “Diabos de Amarante”, figuras de veneração popular.
Esta iniciativa é organizada pelo Município de Amarante em parceria com a Artelier? – Companhia das Artes e Animação e do Teatro de Rua, tendo esta edição como desafios, segundo Nuno Paulino, fundador da companhia e dramaturgo urbano, “ampliar a participação popular e a nível conceptual consolidar a identidade artística da festa comunitária, tornando-a conhecida em território luso”.
Na abertura da conferência, Abel Coelho fez uma breve contextualização histórica deste evento que, referiu, “se insere numa tradição que remonta às crenças populares já do início do século XVII e que coroaram no século XX com grandes festejos, que foi a vinda dos Diabos que tinham sido levados para Londres, pelo senhor Alberto Sandeman e que o povo não mais perdoou à Igreja por ter vendido esses Diabos que faziam parte da crença e do culto popular amarantino e, portanto, não descansaram enquanto não conseguiram que eles voltassem a Amarante. O que vamos fazer no dia 22, acrescentou, é a recriação desse evento ocorrido no início do século XX.”
Além do programa evocativo, Nuno Paulino deu a conhecer duas novidades para a noite de 22 de Agosto que passam por uma projecção de vídeo em grande formato, que ocupará grande parte da fachada da Igreja de São Gonçalo e pela associação, segundo o director artístico, “de uma certa crítica social”. Simultaneamente à narração da história dos “Diabos de Amarante” serão queimados sete demónios, representando cada um deles um problema vivido este ano. O objectivo é levar os espectadores a viver a história e, ao mesmo tempo, a reflectir no presente.
A edição deste ano irá reunir 500 figurantes, 40 actores, 120 voluntários e 15 máquinas de cena e contará com a participação de grupos de bombos, dança, folclore, teatro, grupos corais e canoagem de Amarante.
De referir que já se encontram disponíveis no sítio http://www.diabosamarante.pt.to/ as fichas de inscrição para o "I Concurso de Diabos" e para o núcleo de voluntários “Anjos Dos Diabos”.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA

Domingo, 22 Agosto de 2010
21:30 - Procissão dos Diabos
22:30 - Espectáculo Diabos à Solta Teatro Multimédia Pirotecnia, Projecções de Vídeo, Performance Aérea, sob a direcção artística do dramaturgo urbano Nuno Paulino, fundador da ARTELIER? – TEATRO DE RUA
Participação Especial: Grupos de Bombos, Dança, Teatro, Grupos Corais, Folclore e Canoagem de Amarante
00:00 - Entrega de Prémios Concurso dos Diabos: FREGUESIA DOS DIABOS, ASSOCIAÇÃO ENDIABRADA, CASAL DE MAFARRICOS e SOU DOS DIABOS
00:30 - Tradicional Baile de Mafarricos Festa Tecnopimba
02:00 - Afterparty Bares e Esplanadas Rio Tâmega