sábado, julho 24, 2010

Hoje, fazemos anos...

O DF cresce diariamente

O DIÁRIO DE FELGUEIRAS (DF) completa, hoje – dia 24 de Julho –, cinco anos de existência.
Consideramos que, nesta meia década de vida editorial, contribuímos com o melhor que vamos sabendo fazer e com o que vamos podendo realizar, dentro dos nossos limites mas também com o nosso esforço abnegado para uma sociedade melhor e mais clarividente.
Durante estes cinco anos, é certo que o DF tem registado ciclos de maior e de menor publicação, mas é também inegável que nunca perdemos o fio condutor do tempo. Ou seja, este blogue tem mantido sempre publicação contínua, ao encontro do debate, da inquietação, da informação, do propósito cultural e cívico. Quando mais não fazemos é porque não podemos, porque somos humanos, porque não vivemos do DF e porque temos os nossos compromissos pessoais e profissionais. Mas não desistimos! Não desistiremos! Esta é a promessa.
.
Uma prenda de aniversário

O DF, neste seu aniversário, recebeu uma “prenda”, que é para os seus leitores: a partir de amanhã, e em edição semanal, publicaremos um ensaio inédito sobre Alexandre Herculano, da autoria do nosso bom amigo e companheiro de causas Professor Sérgio Lopes, do Porto, que, muito gentil e generosamente, escreveu, em exclusivo para o DF, um estudo sobre a vida e a obra do historiador, do poeta, do escritor e do cidadão.
Como já aqui referimos, no passado dia 28 de Março, completaram-se 200 anos após o nascimento de Herculano, cujo acontecimento foi ignorado pelo país, nomeadamente pelas entidades oficiais, entre as quais o Ministério da Cultura.
Modéstia à parte, o referido ensaio é, certamente, o trabalho mais exaustivo publicado em Portugal por esta ocasião em edições diárias ou periódicas.
Refira-se que Sérgio Lopes é especialista em Ciência Política, tendo dado aulas na Faculdade de Economia do Porto. É filho do historiador e ensaísta Óscar Lopes, que, com António José Saraiva, escreveu a História da Literatura Portuguesa.