segunda-feira, maio 17, 2010

A nudez da docente e o livro de piadas

Docente de Torre de Dona Chama
transferida para o arquivo municipal


Uma editora que costuma fornecer manuais escolares do
Ensino Básico publicou um livro de "piadas",
como a que vemos na imagem.


A vereadora da Educação da Câmara de Mirandela, por prováveis imperativos de manutenção da ordem na Escola Básica de Torre de Dona Chama, suspendeu a actividade lectiva de uma docente, de 25 anos, que trabalhava no âmbito do programa AEC, em virtude de a jovem ter posado nua para a revista Playboy. A docente foi transferida para o arquivo municipal.
Suspeitamos que aqui há uma violação do princípio da liberdade individual, porquanto não é sabido haver uma declarada incompatibilidade do acto de posar nua (para uma revista de adultos) sendo professora. Porém, não temos a mais pequena dúvida que a transferência é arbitrária, cometida por pressão social dos pais, responsáveis escolares e por frequentadores de cafés, que deliram com estes casos e atiram risadas como pedras - e são os primeiros a atirá-las! Do mais saloio puritanismo.
É certo que ninguém gosta de ver uma filha, irmã, sobrinha ou namorada posar nua para uma revista que é internacionalmente lida. Mas isso é uma coisa! Outra coisa é tomar a decisão de colocar em causa o pão de alguém por imperativos da vontade popular.
Dirão uns (religiosos) que o que a jovem fez é “pecado”; dirão outros (marxistas) que estamos perante a “exploração capitalista” do corpo da mulher. Mas a lei que nos rege não julga “pecados” e aceita o princípio da “mais-valia” (mesmo que seja o do corpo da mulher). E, quanto a este assunto, o cerne da questão não está no acto da jovem impúdica, mas na existência da própria revista.
A democracia é assim: temos que saber jogar com os seus contrastes, com as suas virtudes e fraquezas. A moral (religiosa ou política) não pode ser imposta pela repressão mas pela persuasão (Será que alguém, de competências cometido, foi ouvir a docente sobre o que tinha a alegar? Duvidamos). O "pecado" e a aceitação da "exploração" do corpo desta mulher foram partilhados por quem comprou a revista e a espalhou com fome de polémica. E os pais?... E os adultos?... Sim, esses, que fizeram chegar a revista às mãos das crianças, não são, também eles, responsáveis e castigados por isso? As crianças não compram a Playboy.
Ontem, um grande amigo nosso, que é professor e é casado com uma professora, mandou-nos um e-mail indignado por ter sido publicado um livro de anedotas para crianças, intitulado “365 Piadas Novas”, de uma conceituada editora, que costuma a fornecer manuais escolares. Esse livro traz uma anedota por dia; na correspondente ao dia 8 de Abril aparece uma professora desenhada como vaca. A piada termina com a alusão: “A vaca dá-nos trabalho para casa”.
Na nossa opinião, este segundo caso é muito mais grave do que o primeiro, porque, sendo dirigido aos leitores mais pequenos (crianças), dá uma má imagem dos docentes, podendo-se até interpretar como uma tentativa de insubordinação nas aulas.
Que pensa a autarca de Mirandela sobre este assunto - o das piadas - e que medidas vai tomar no âmbito abrangente das escolas do seu concelho?