quinta-feira, abril 22, 2010

Manuel Freire, cantor da Pedra Filosofal, este sábado, canta no auditório da Câmara de Felgueiras | Entrada livre

24 de Abril (sábado), pelas 21,30 horas,
no Auditório dos Paços do Concelho
Tertúlia/Concerto com Manuel Freire
Cantor da Pedra Filosofal

A Câmara Municipal de Felgueiras vai comemorar o 36.º aniversário do 25 de Abril com um conjunto de actividades alusivas, em três pontos do concelho. O ponto mais alto das celebrações está previsto para sábado, dia 24 de Abril, pelas 21,30 horas, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho, com um “Concerto/Tertúlia com Manuel Freire – Cantor da Pedra Filosofal”, com canções conhecidas do seu repertório e de outros cantores da geração do 25 de Abril.
Manuel Freire contará histórias vividas no antigo regime enquanto cantor, inclusive a sua passagem por Felgueiras em 1969, em que participou num Canto Livre, no então Cine-Teatro Fonseca Moreira (hoje Casa das Artes), espectáculo esse em que participaram, também, José Afonso, Mário Viegas, Raimundo Jorge, entre outros.
Esta tertúlia/concerto contará ainda com a presença do Dr. João Mário Mascarenhas, investigador e Director da Biblioteca-Museu República e Resistência, da Câmara Municipal de Lisboa, que, numa perspectiva da História, falará do 25 de Abril, do Estado Novo e da República (cujo centenário decorre em 2010). No decorrer do evento, serão entregues os prémios de classificação e de participação do I Concurso de Espantalhos 2010, que contou com a participação de dezenas de entidades colectivas.
No dia anterior, sexta-feira, e no âmbito destas comemorações, realiza-se na Casa do Povo da Longra, pelas 21,30 horas, outro espectáculo com canções e poemas de Abril, com a participação de vários cantores e músicos. A TUSA – Tuna do ESTGF (Felgueiras) irá abrilhantar a sessão.
Na tarde do dia 25, domingo, pelas 16 horas, na Casa da Cultura Dr. Leonardo Coimbra, na Lixa, decorrerá outra sessão comemorativa, com canções, poemas e representação cénica, pela Escola Artmusic da Lixa (alunos e professores) e pelo Teatro PésnaLua.