segunda-feira, abril 12, 2010

Ensaio em exclusivo para o DF

O DIÁRIO DE FELGUEIRAS (DF) irá começar a publicar, dentro dos próximos quinze dias, um ensaio inédito sobre Alexandre Herculano, da autoria do nosso bom amigo e companheiro de causas Professor Sérgio Lopes, do Porto, que, muito gentil e generosamente, correspondeu ao nosso pedido para elaborar, em exclusivo para o DF, um estudo sobre a vida e a obra do historiador, do poeta, do escritor e do cidadão.
Como já aqui referimos, no passado dia 28 de Março, completaram-se 200 anos após o nascimento de Herculano, cujo acontecimento foi ignorado pelo país, nomeadamente pelas entidades oficiais, entre as quais o Ministério da Cultura.
Modéstia à parte, o referido ensaio, que só não começou a ser publicado porque o autor entretanto teve de se ausentar do país por uns dias, é, certamente, o trabalho mais exaustivo publicado em Portugal por esta ocasião em edições diárias ou periódicas.
Refira-se que Sérgio Lopes é especialista em Ciência Política, tendo dado aulas na Faculdade de Economia do Porto. É filho do historiador e ensaísta Óscar Lopes, que, com António José Saraiva, escreveu a História da Literatura Portuguesa.