sexta-feira, janeiro 15, 2010

Amarante - 30 de Janeiro a 28 de Fevereiro - “Agustina Bessa Luís: Vida e Obra”


No âmbito da Exposição sobre a vida e obra da escritora
Inês Pedrosa é oradora em conferência
sobre Agustina Bessa Luís



A Biblioteca Municipal Albano Sardoeira acolhe, a partir do dia 30 de Janeiro e até ao final do mês de Fevereiro, a exposição “Agustina Bessa Luís: Vida e Obra”.
Integrada na exposição, a Biblioteca Municipal vai promover, no próximo dia 4 de Fevereiro, pelas 19 horas, uma conferência com a Escritora Inês Pedrosa.
Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa, nasceu na freguesia de Real, concelho de Amarante, a 15 de Outubro de 1922. Filha de Artur Teixeira Bessa e de Laura Jurado Ferreira, demonstrou desde cedo uma apurada sensibilidade.
Notável escritora de fino recorte, tem-nos enriquecido com obras soberbas ao nível do romance, teatro, na televisão e mesmo no cinema, área em que trabalhou com o realizador Manoel Oliveira.
Colaborou com diversos jornais e revistas dos quais se destacam: Diário de Notícias, O Século, Diário de Lisboa, Diário Popular, Diário do Norte, Jornal de Notícias, O Comércio do Porto, Paragone (Florença), Eco (Bogotá - Colômbia), Jornal de Letras e Artes. No ano de 1953 ganhou o prémio Delfim Guimarães com o romance “A Sibila” e, em 1954, com o mesmo romance, obteve o Prémio Eça de Queiróz.
Representou Portugal no Rencontre de Lourmarin, realizado de 8 a 13 de Julho de 1959, em Aix-en-Provence, sob o patrocínio da Faculté des Lettres et Sciences Humaines e em 1962 foi o primeiro membro português do 1º Conselho Director da Comunidade Europeia de Escritores. A convite de Santana Lopes, na altura secretário de Estado da Cultura, foi directora do Teatro Nacional D. Maria II e fez parte da Fundação de Serralves. Foi, ainda, directora do "Primeiro de Janeiro", cargo que abandonou por incompatibilidade com a administração.
Em 2004 foi contemplada com o Prémio Camões.