domingo, dezembro 13, 2009

Artigo de opinião de Ângela Maciel

Ângela Maciel
Estudante de Direito
CIMEIRA DE COPENHAGA
Preocupação ou mero espectáculo do circo de feras?
Nos últimos dias o tema não é outro: Cimeira de Copenhaga e o aquecimento global. O mundo comporta-se como se este problema nunca tivesse sido antes falado. Expectativas ao máximo, maior poderá ser a queda.
A escolha do local não foi ao acaso, Copenhaga é a capital “mais verde” da Europa, um exemplo para muitos outros países, principalmente para as grandes potências mundiais.
No meio de toda a organização e burocracia, lá estão os grandes senhores do mundo, a sorrir e acenar a um problema que assombra toda a humanidade...chega a ser irónico!
O grande objectivo da Cimeira de Copenhaga é os países industrializados chegarem a um acordo para a redução das quantidades de CO2 lançadas para a atmosfera. Será esse objectivo cumprido? Saberá cada país contribuir da melhor forma? Na minha opinião será complicado. É muito fácil prometer algo mas fazê-lo, nem por isso. Consciência do problema todos têm mas será que todos estarão dispostos a “abrir os cordões à bolsa”? É que decisões como estas são inicialmente “tóxicas” para a economia mundial, algo que leva, por vezes e infelizmente, a um retrocesso. Queixam-se que as alternativas são muito custosas e que só compensam a longo prazo. Mas não deveremos nós sacrificar “uns trocos” por um futuro melhor?
Esquecemo-nos muitas vezes que esses “trocos” de nada nos servirão caso as grandes consequências do aquecimento global se verifiquem. Dinheiro é apenas um meio para a troca de bens e serviços, mas sem recursos naturais não temos acesso a eles.
As energias renováveis estão ao alcance dos mais remotos países, falta investimento! Porquê apostar em combustíveis fósseis quando temos uma fonte inesgotável de energia? Pois...tais palavras não são melódicas aos ouvidos do Sr. Presidente Barack Obama (que insiste em aparecer no último dia para fazer “a pose”) e dos seus E.U.A.. As alternativas não são bem vistas pelas grandes potências devido à ganância que os rodeia e a ânsia de terem cada vez mais...mas serão eles, no futuro, as grandes potências se outros países apostarem nas alternativas? Creio que não e Portugal deve agarrar a oportunidade pois poucos países têm o privilégio de possuírem óptimas condições naturais como o nosso.
Para terminar, digo também que as mudanças não começam pelos governos mas sim pelos governados. Os pequenos gestos fazem a diferença, por isso, ajudem o ambiente, reciclando, optando por materiais biodegradáveis...e a lista continua...coisas que de certeza todos já ouviram falar pois falta de avisos e informação não temos nós!
“Por favor, ajuda a salvar o mundo” – Final do vídeo de abertura da Cimeira de Copenhaga

Ângela Maciel, 12 de Dezembro de 2009