segunda-feira, novembro 09, 2009

Guimarães Jazz' 09 arranca esta quinta-feira


A 18ª edição do Guimarães Jazz arranca já esta quinta-feira, dia 12 de Novembro, com o concerto “Kind Of Blue@50 que celebra o 50º aniversário do lançamento original deste importante disco de Miles Davis. Em homenagem a este acontecimento, o famoso baterista Jimmy Cobb, único elemento ainda vivo da formação original da gravação, decidiu recordar a edição do disco, realizando uma série de concertos com uma formação que conta com a colaboração de um importante conjunto de músicos – Wallace Roney, Javon Jackson, Vincent Herring, Larry Willis e Buster Williams. Editado em 1959 pelo lendário trompetista, “Kind of Blue” é a soma de muitas genialidades: as de Miles Davis associadas às espantosas qualidades artísticas de cada um dos músicos presentes que revelaram uma da capacidade de improvisação fora de comum para a época. Segundo Jimmy Cobb, "Kind of Blue" foi "feito no céu". Segundo a opinião insuspeita do pianista Herbie Hancock, o disco é um acontecimento raro, uma junção de energias que se transformaram n’ “Um marco não só da história do jazz, mas também da história da música”.
Na sexta-feira, dia 13, é a vez do pianista Hank Jones subir ao palco do Centro Cultural Vila Flor acompanhado por dois intérpretes de excepção: George Mraz e Willie Jones III. Aos 91 anos, Hank Jones é uma lenda viva do jazz. A sua carreira é feita de sete décadas como pianista e compositor com centenas de discos gravados, quer acompanhando os mais variados tipos de artistas, quer como líder, registando mais de sessenta trabalhos. Nesta formação, o pianista continua a experiência desenvolvida pelo Festival em anos anteriores, na qual se tem explorado as potencialidades criativas de uma das formações fundamentais da história do jazz – piano, contrabaixo e bateria. A presença deste lendário músico no Guimarães Jazz dá-nos a oportunidade de sentir as enormes possibilidades de improvisação de cada um destes instrumentos e de com eles estabelecermos relacionamentos susceptíveis de nos alargarem as múltiplas faces artísticas de cada um.
Branford Marsalis Quartet, no dia 14 de Novembro, e o Projecto TOAP/Guimarães Jazz ’09, no dia 15 de Novembro, encerram a primeira semana de concertos do Festival. Branford Marsalis é actualmente um dos mais prestigiados saxofonistas da cena jazzística mundial. Três vezes galardoado com um Grammy, tem desenvolvido a sua carreira como instrumentista de excepção e compositor dotado. O seu quarteto - composto por Joey Calderazzo, ao piano, Eric Revis, no contrabaixo, Justin Faulkner, na bateria, e pelo próprio Branford Marsalis, no saxofone tenor e soprano - é considerado um dos grupos mais poderosos e inventivos do jazz actual. Este conjunto de instrumentistas está junto há muitos anos e é capaz de criar, em simultâneo, formas antagónicas de estruturação musical que nalguns momentos surgem extremamente enérgicas, noutros intensamente melódicos.
O Projecto TOAP/Guimarães Jazz ’09 prossegue este ano com mais um concerto único que envolve músicos portugueses e estrangeiros – Bernardo Sassetti, Ohad Talmor, Demian Cabaud e Dan Weiss – concebido para ser registado e posteriormente editado. Neste projecto estão associados quatro excelentes músicos com a intenção de trocarem experiências e construírem, a partir desse momento de partilha, uma música passível de exprimir o imenso processo de interacção fomentado pelo Guimarães Jazz, através da conjugação das inúmeras competências adquiridas por cada um dos artistas presentes. O concerto deste ano do Projecto TOAP/Guimarães Jazz é marcado pelo lançamento do CD “Guimarães Jazz/TOAP Colectivo Vol.3” gravado em directo no concerto do Festival do ano transacto, que contou com a participação de Ben Monder (guitarra), Matt Pavolka (contrabaixo), Peter Rende (piano), Alexandre Frazão (bateria) e João Moreira (trompete). Todos os concertos têm início às 22h00.
A par do cartaz principal, o Guimarães Jazz oferece ainda um amplo programa de actividades complementares: as oficinas de jazz e as já históricas jam sessions. As oficinas de jazz, assim como as jam sessions, são dirigidas pelos músicos residentes que se deslocam propositadamente dos Estados Unidos, fixando-se em Guimarães durante duas semanas. Este ano, as oficinas de jazz serão orientadas pelo George Colligan Quintet: George Colligan (piano), Josh Ginsburg (contrabaixo), EJ Strickland (bateria), Michael Blake e Jaleel Shaw (saxofone) nos dias 16, 17, 19 e 20 de Novembro. As jam sessions são concertos fora de horas que se estendem pela noite dentro, cumprindo um importante papel na informação e na divulgação ao revelarem a informalidade do jazz e da improvisação e ao permitir que o público menos conhecedor desta música a possa ouvir pela primeira vez, num ambiente mais directo e próximo dos músicos. Incentivando ao divertimento, as jam sessions traduzem-se em momentos espontâneos de improvisação conferindo ao festival instantes únicos de festa e de ritualização colectiva. Assim como as oficinas de jazz, as jam sessions vão estar a cargo do quinteto de George Colligan nos dias 12, 13, e 14, no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor e nos dias 19, 20 e 21 de Novembro no Convívio Associação Cultural, sempre às 24h00. À semelhança do ano passado, haverá ainda jam sessions no São Mamede – Centro de Artes e Espectáculos, no dia 15 de Novembro, às 24h00, e nos 16 e 17 de Novembro, às 22h00, protagonizadas por jovens músicos e alunos da ESMAE, do Porto.
Para a segunda semana de concertos, o Guimarães Jazz reserva um ciclo de actuações igualmente imperdíveis: George Colligan Quintet, no dia 18; Overtone Quartet, no dia 19; Cassandra Wilson, no dia 20; Big Band da ESMAE dirigida por George Colligan, no dia 21, às 18h00, e ainda Dave Douglas and Blood Sweat Drum’n Bass Big Band, dia 21, às 22h00.