quinta-feira, novembro 25, 2010

Há 35 anos! ... 25 de Novembro de 1975

Completam-se hoje 35 anos após o golpe (ou contra-golpe) de 25 de Novembro de 1975, que pôs fim a um ciclo político muito vivido - o PREC.
A História é tida como "mestra da verdade", mas a verdade é que jamais se saberá ao certo o que se passou naquele dia, momento em que confluíram todas as forças políticas, constituídas em alas de influência militar. A história contada é sempre a história oficial; a história oficial é sempre a história contada pelos vencedores...
Para percebermos minimamente a verdade "verdadeira" do 25 de Novembro temos que começar por saber quem saiu vencedor e quem saiu vencido desse evento histórico. Não é fácil, tanto mais difícil se começarmos essa primeira análise com ideias pré-concebidas
Trinta e cinco anos na vida de uma pessoa já é alguma coisa; em termos históricos, não é nada. Há ainda pessoas vivas entre os que protagonizaram esse acontecimento. Parece que se sentem desconfortáveis quando se toca no assunto; notámos que a mentira se adensa à medida que novas publicações abordam esse dia.
"Abril Nos Quartéis de Novembro" é um dos livros que falam com mais clareza sobre o 25 de Novembro de 1975, obviamente, sem chegar a conclusões efectivas - ou seja, sobre os verdadeiros culpados do (ou para o) sucedido, já que todos (quase todos) saíram como heróis. Esse livro foi publicado em 1979 - já lá vão 31 anos! -, é da Bertrand e tem cerca de 500 páginas. Os seus autores são Avelino Rodrigues, Cesário Borga e Mário Cardoso.
Vale a pena relê-lo.

JCP