quarta-feira, setembro 23, 2009

Pedido de ajuda

Recebemos do noso amigo P.e Alípio Barbosa, pároco da freguesia de S. Cosme, em Gondomar, a mensagem que passamos a transcrever, em que é feito um pedido de ajuda internacional perante a onda de assassínios de cristãos no Sudão.
O DIÁRIO DE FELGUEIRAS está inteiramente solidário com esta causa, tal como já tem feito em relação a diversas situações de violação dos Direitos Humanos, e junta-se ao rol dos subscritores desta petição.
P.e Alípio Barbosa
Pároco da freguesia
de S. Cosme (Gondomar)

Cristãos assassinados no Sudão
Bispo pede ajuda internacional perante aumento da violência, que inclui crucifixões
O Bispo sudanês Edward Hiiboro Kussala lançou um pedido de ajuda à comunidade internacional face ao aumento da violência contra os cristãos no país, que chegou mesmo à prática de crucifixões.
Em declarações à secção britânica da organização católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), D. Kussala, Bispo de Tombura-Yambio, revelou que um grupo do Exército de Resistência do Senhor (LRA, sigla em inglês) entrou numa igreja e profanou o edifício antes de sequestrar 17 pessoas, a maioria deles adolescentes e jovens.
Pouco depois, um dos sequestrados foi encontrado morto, atado a uma árvore e mutilado. Uma semana depois deste atentado, seis pessoas foram objecto de uma cilada e cravadas com pedaços de madeira à terra.
Em sinal de protesto contra a inércia do governo, cerca de vinte mil cristãos caminharam descalços durante de três quilómetros, no sul do Sudão. A oração-protesto de três dias foi convocada por D. Kussala. Entretanto, chegaram informações de que outras doze pessoas foram sequestradas.
“O Governo não se preocupa com o problema. Continuavam a assegurar que tinham o assunto sob controlo, mas agora vemos a realidade”, acusa o Bispo, que fala num “enorme choque”.
Algumas pessoas continuam desaparecidas e o prelado acusa o governo de nada fazer para resolver a situação.
“Ninguém vem em nosso auxílio, por isso pede aos responsáveis da comunidade internacional que façam alguma coisa”, conclui D. Edward Hiiboro Kussala.
Internacional Fundação AIS 2009-09-23 13:13:05 1967 Caracteres África
Saiba mais e como ajudar este Mártires da Fé dos nossos Dias; são hoje a Igreja do Silêncio e silenciado. Não nos calemos nós:
http://www.fundacao-ais.pt/