terça-feira, agosto 04, 2009

Fátima Felgueiras vai tentar entrar na campanha "à Hugo Chávez"

- Júlio Faria mandatário eleitoral de Fátima Felgueiras
- António Pereira deverá ser o n.º 1 à Assembleia
- Bruno Carvalho provável n.º 2 da lista à Câmara

Fátima Felgueiras vai anunciar oficialmente, no próximo sábado, em plena Praça da República, a sua recandidatura ao cargo de presidente da Câmara. Encabeça, pela segunda vez, a lista do movimento “Sempre Presente” (SP), que, como se sabe, foi fundado em 2005 – no decorrer da crise política em Felgueiras que ditara a fuga da edil para o Brasil, então a braços com uma série de processos judiciais.
O facto de o evento ser feito numa praça, em céu aberto, ao contrário do que é habitual nas outras candidaturas, é indicador de que Fátima Felgueiras vai tentar entrar em força na corrida eleitoral, como há quatro anos, no seu habitual e mediático jeito de fazer política, triunfal, muito característico dos poderosos da América Latina, como, por exemplo, Hugo Chávez. Um evento desta natureza, que ainda não é na fase da campanha eleitoral, frente aos Paços do Concelho, não deixará de lhe conferir uma certa oficialidade. Ou seja, até parece que se está perante um "acontecimento de Estado".
Quanto ao aspecto mediático propriamente dito, as circunstâncias agora são outras: não há um regresso inesperado; as câmeras das TV's já não estão todas viradas para Felgueiras; os idosos e os mais desfavorecidos estão amargurados com "taxas de disponibilidade" do município... No entanto, Fátima Felgueiras está no poder!... E quem está no poder não deixa de ser favorito quanto a resultados eleitorais.
Segundo fontes bem colocadas dentro do SP, Júlio Faria, antigo presidente da Câmara local, e que há quatro anos apoiou a candidatura de José Campos (PS), é agora o mandatário eleitoral de Fátima Felgueiras.
As mesmas fontes avançam que Bruno Carvalho, actual vereador com funções a tempo inteiro e n.º 4 do Executivo, pelo SP, deverá “subir” para n.º 2 da lista, ou seja, para vice-presidente da autarquia, se o SP ganhar a Câmara. Há muito que João Garção comunicou à líder do movimento a sua indisponibilidade para continuar.
Quem está em dúvida para o Executivo é Horácio Reis, sobre quem Fátima Felgueiras ainda não decidiu se vai, ou não, renovar o convite para mais um mandato. Em dúvida está, também, Orlando Sousa para cabeça-de-lista do movimento à Assembleia Municipal (AM). António Pereira é o nome mais falado para n.º 1 da candidatura. É que, quer em relação a António Pereira, para AM, quer em relação a Bruno Carvalho, para a Câmara, estas são as figuras-tipo que Fátima Felgueiras mais valoriza, dado a sua capacidade acrítica de estar na política e de em nada questionarem as directrizes da líder.
Nos últimos dois dias, o movimento de Fátima Felgueiras pôs a circular a informação de que o seu n.º 4 na lista à Câmara é uma mulher com afinidades ao PSD. A intenção é fazer confundir os dados e dividir o staff de apoio a Inácio Ribeiro. A nosso ver, a informação é propositadamente falsa… Aliás, os membros do SP que fizeram circular essa informação apenas referem que a senhora convidada ainda não deu resposta. No entanto, dão o facto já como consumado.
A candidatura de Fátima Felgueiras vai ter uma Comissão de Apoio. Apurámos que na mesma farão parte, entre outros, José Quintela (candidato à Junta de Margaride pelo SP), Ernesto Rodrigues (advogado, ex-militante do PSD e candidato por este partido à Câmara em 1985) e Augusto Faria (presidente da Junta de Idães).