sábado, julho 04, 2009

Inácio Ribeiro (PSD/CDS-PP) já entrou na corrida para as eleições autárquicas

A Coligação Nova Esperança (PSD/CDS-PP) apresentou, ontem, o seu candidato à Câmara, Inácio Ribeiro, nas eleições autárquicas de 11 de Outubro próximo.
O acto foi apadrinhado por figuras nacionais dos dois partidos em coligação, tais como Pedro Aguiar Branco e Marco António Costa, do PSD, e Nuno Melo e Álvaro Castelo Branco, do CDS-PP.
Reproduzimos, aqui, na íntegra, o discurso de Inácio Ribeiro, no seu primeiro acto público de campanha:

Minhas Senhoras
Meus Senhores
Meus Caros Amigos
Meus Caros Companheiros

Antes de mais um bem-haja a todos, porque será com todos nós, com todo o nosso trabalho, com todo o nosso empenho, com toda a nossa energia, com toda a nossa humildade, com espírito de sacrifício e abnegação, que a partir de hoje e até ao dia 11 de Outubro próximo, iremos, todos, mas todos sem excepção, construir uma Nova Esperança, para a Nossa Terra, para as Nossas Gentes, para as Nossas Famílias.
E por falar em famílias, quero desde já agradecer, nas pessoas dos seus presidentes, Dr. João Sousa e Dr. Paulo Rebelo, às duas famílias políticas que compõem a Coligação Nova Esperança, PSD e CDS-PP, agradecer a confiança que depositaram em mim e, desde já manifestar-lhes todo o meu empenho, determinação e firmeza, até ao limite das minhas forças, para que a partir de Outubro se possa sorrir, descontraída e naturalmente e, respirar liberdade e democracia em Felgueiras.
Sou um filho da terra e orgulho-me, muito, das minhas raízes e é com o povo que me identifico. Tenho origens simples e humildes. Tudo o que consegui foi fruto do meu esforço e do meu trabalho, com a ajuda dos meus pais, que fizeram muitos sacrifícios para me educar e formar, a mim e aos meus irmãos.
Já agora, aproveito este momento, para agradeço aos meus pais, e em particular ao meu pai que está aqui presente, e que curiosamente hoje faz anos, que criaram e educaram seis filhos, em toda uma vida de muito esforço, trabalho e dedicação à família.
Filiei-me na JSD nos inícios dos anos oitenta, ainda muito jovem e, desde sempre acompanhei e dediquei muito tempo ao partido. Todos vocês me conhecem e sabem da minha lealdade ao PSD.
Como candidato a Presidente da Câmara e ao liderar a Coligação Nova Esperança, não posso deixar de referir que também no CDS-PP, parceiro de coligação, me conhecem bem, a mim e às minhas origens simples e de trabalho.
Tenho muito orgulho nas minhas raízes, sou um candidato que vem do povo e, como presidente da câmara, a partir de Outubro, governarei Felgueiras para todos, sem excepção.
Comigo acabarão os vícios, as rotinas, as práticas caciqueiras e de chapéu na mão.
Comigo, não haverá espaço para o compadrio, para as clientelas nem para os poderosos que atrofiam o concelho.
Penso que os felgueirenses estão cansados, estão fartos, de políticos megalómanos cujo culto de ostentação centram a gestão da autarquia nas suas prioridades pessoais prometendo mundos e fundos e esquecendo-se do povo, das obras simples, das necessidades mais elementares do dia a dia dos felgueirenses.
Meus Caros Amigos, Meus Caros companheiros, estamos em tempo de mudança, não vamos adiar nem perder esta oportunidade.
Vamos mudar, todos vamos construir uma Nova Esperança.
Dou-vos apenas três exemplos, de concelhos vizinhos, que em boa hora apostaram em candidatos jovens e, os resultados estão à vista de todos.
Penafiel, Paredes e Paços de Ferreira. Alberto Santos, Pedro Pinto e Celso Ferreira, todos eles meus companheiros da Juventude Social-Democrata. Todos eles representam uma nova geração de políticos, da qual faço parte, em quem me revejo e porque têm feito uma grande obra e desenvolvido os seus concelhos.
Quero criar a mesma dinâmica na nossa terra pois temos mais potencialidades e recursos.
Jamais baixarei os braços. Não me resigno a ver o nosso concelho cada vez mais na cauda da região.
É chegada a hora de uma nova geração de felgueirenses começarem a ter responsabilidades na nossa terra.
O nosso concelho precisa de uma nova dinâmica, de novas ideias, de capacidade de iniciativa, vamos, todos mas todos, inverter este ciclo negativo e projectar todo o concelho de Felgueiras para um patamar mais alto de desenvolvimento.
Sou felgueirense e, gosto muito da minha terra. O concelho tem uma liderança completamente esgotada, sem ideias, sem criatividade, sem imaginação, sem visão de futuro com uma acção política crispada com a sociedade civil, com as associações e com a maior parte das freguesias. No momento em que atravessamos uma grave crise económico-social, não podia deixar de me disponibilizar para travar este combate.
Meus Caros Amigos, Meus Caros Companheiros;
Uma das piores coisas que uma pessoa pode fazer a outra pessoa é faltar-lhe à verdade ou faltar-lhe ao respeito.
Infelizmente no nosso concelho temos assistido a muita falta de verdade e a muita falta de respeito.

Quanto à falta de verdade apenas lembro que correm nos tribunais dezenas de processos que envolvem quem tem estado à frente da autarquia.
Quanto à falta de respeito, o último facto e, escandaloso é que uma variante/via rápida ou auto-estrada, como lhe queiram chamar, quase dois meses depois de pronta, é aberta à circulação automóvel, de uma forma absolutamente envergonhada, quase como que às escondidas e com um aumento de 30% da portagem.
Facilmente se demonstra que ninguém quer nada com a nossa terra e, facilmente se pode concluir que se os concelhos vizinhos fazem obra e nós não, o problema só pode estar em quem tem dirigido os destinos do nosso município.
Somos o último concelho do distrito do Porto a ter acesso através de vias rápidas ou auto-estradas e ainda somos obrigados a pagar bem pagos esses acessos.
Merecemos seguramente mais respeito!
E tudo farei para que seja reposto o respeito que todos nós, todos os felgueirenses, merecem.
Somos de uma terra que não há muitos anos era o melhor dos exemplos ao nível da indústria.
Produzíamos, exportávamos, criávamos riqueza.
As nossas gentes demonstravam capacidades e competências.
Eu acredito que essas capacidades e competências não se perderam!
Os felgueirenses são gente humilde, gente séria e gente trabalhadora e, como tal merecem todo o respeito, quer por parte do poder central quer do poder local.
Temos que voltar a ter orgulho de sermos felgueirenses!
Temos de começar a ser falados pelos bons motivos, pelas boas razões.
Não podemos permitir que quem tanto tem contribuído para denegrir o bom-nome da nossa terra e das nossas gentes continue a desempenhar lugares importantes na nossa autarquia.
Vamos todos, porque a ajuda de todos é fundamental, trabalhar para que em Outubro se ponha fim a esta pouca-vergonha e a nossa terra ganhe uma Nova Esperança.
Só depende de nós! Não tenham dúvidas. Só depende de nós!
Se acreditarem como eu acredito, não tenham dúvidas, Meus Caros Amigos, Meus Caros Companheiros, a Nova Esperança vai governar os destinos do nosso concelho e a partir de Outubro, tudo será diferente, nada será como dantes!
Rumo à Mudança!
Esta Nova Esperança, protagonizada pelo PSD e pelo CDS-PP, vai constituir uma viragem completa nos destinos e nas vidas dos felgueirenses.
Os meus primeiros compromissos são para com as Famílias. Quero que a autarquia mude de rumo, seja solidária e amiga das famílias felgueirenses. Como Presidente de Câmara comprometo-me perante vós e todos os felgueirenses a assumir um projecto virado para as famílias ao qual chamei CÂMARA NOVA ESPERANÇA
Vou apoiar as famílias, os idosos, a juventude, as IPSS e Juntas de Freguesia, através de medidas muito concretas e que foram alvo de um profundo estudo:
Desenvolvemos várias propostas para uma CÂMARA NOVA ESPERANÇA PARA FAMÍLIAS. Vou apenas destacar 3. Comigo a Presidente de Câmara, assumo o compromisso de criar:
1. Uma Mochila escolar
- Oferta dos manuais escolares para os alunos do 1º ciclo.
- Bolsa anual para ajudar na compra de material escolar aos filhos que frequentem até ao primeiro ciclo.
2. Apoio às Famílias Empreendedoras
no desenvolvimento de negócios familiares domiciliários nas áreas dos bordados, culinária e doçaria,
3. Apoio a Famílias numerosas
com três ou mais filhos, ao nível da educação, saúde, desporto, lazer e redução de taxas municipais.
4. Apoio/aconselhamento jurídico às famílias mais necessitadas.
Quero uma CÂMARA NOVA EPERANÇA PARA OS IDOSOS, para tal assumo perante vós que os idosos que tantas dificuldades passam terão em mim um amigo e alguém preocupado com as suas vidas.
Comprometo-me a criar um CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO que garanta:
1. Comparticipação nos gastos em medicamentos
2. Apoio em reparações nas canalizações, electricidade, serralharia
3. Transportes gratuitos nos dias das feiras de Felgueiras e da Lixa e nas festas concelhias.
Sou jovem e compreendo perfeitamente quais são os problemas dos jovens. Eu resisti a sair da terra e lutei por permanecer onde tenho família e amigos. Sei que os jovens do concelho só permanecerão se mudarmos de rumo, se lhes criarmos melhores condições de emprego e qualidade de vida.
Não quero que nenhum jovem tenha que sair do concelho. Quero uma CÂMARA NOVA ESPERANÇA PARA A JUVENTUDE. Para além de medidas de apoio à criação de emprego, mais equipamentos, apoio às associações, vamos desenvolver pela primeira vez uma verdadeira política de juventude no concelho. Comprometo-me a criar um CARTÃO DA JUVENTUDE com
1. Desconto nos serviços da Piscina Municipal, Pavilhões, Relvados Sintéticos e Courts de ténis
2. Criação do Roteiro da Juventude e com descontos
Para todos os estudantes do Ensino Superior, iremos criar uma Bolsa de Estudo Universitária, mediante contrato de apoio a Instituições, Associações, Juntas de Freguesia e Equipamentos Desportivos e Culturais da autarquia. Ganharão os jovens com as bolsas e ganharão as instituições com os seus serviços.
O desporto tem de ser um elemento aglutinador, no sentido de que temos de ter uma juventude bem formada, saudável, com acrescidos motivos para ter orgulho na sua terra.
Não posso aceitar que se gastem rios de dinheiro com iniciativas desportivas que em nada beneficiam os desportistas e o desporto da nossa terra.
Vamos apostar no desporto e nos desportistas, em que já somos bons há já muitos anos, para também aí fazermos da nossa terra um motivo de orgulho, por boas razões, naturalmente.
E que melhor exemplo poderíamos ter hoje aqui!
A nossa querida Daniela Cunha, Mandatária para a Juventude, uma campeã aquém temos de seguir o exemplo.
É o teu exemplo, querida Daniela Cunha, que queremos eleger no nosso concelho, uma terra de campeões, um bom exemplo para os outros concelhos e para as próximas gerações.
Desde já assumo o compromisso de em Felgueiras se realizar, pelo menos, uma prova anual de atletismo de referência nacional/internacional.
O vosso exemplo, de sacrifício, dedicação e paixão pelo atletismo merece todo o meu apoio.
Estou certo que em Outubro seremos todos campeões. Com a Vitória da Coligação Nova Esperança vamos ficar todos a ganhar.
O relacionamento com as instituições do concelho, nomeadamente, as Juntas de Freguesia, as IPSS’s, as Associações…., será radicalmente alterado.
Aliás, quem me conhece, sabe muito bem que sou um defensor da participação activa, da cooperação e da co-responsabilização de todos no desempenho das suas funções.
Orgulho-me de ser democrata, para mim a opinião dos outros conta sempre e muito.
Obviamente que as Juntas de Freguesia já perceberam que com esta câmara e com os actuais responsáveis políticos que nos desgovernam o grau de desenvolvimento das suas freguesias é nulo.
Porque somos uma Nova Esperança e, vamos dar um Novo Ruma à nossa terra, não tenho dúvidas que os candidatos às juntas de freguesia se empenharão nesta candidatura duma forma entusiasta, dedicada, generosa pois sabem que com o nosso projecto todas ficarão a ganhar.
Comigo, os Presidentes de Junta e as Instituições serão parceiros respeitados e privilegiados na gestão do município.
Quero uma CÂMARA NOVA ESPERANÇA para as IPSS e JUNTAS DE FREGUESIA
Apoiarei as IPSS e Juntas através de protocolos de cooperação, permuta de serviços, descontos das tarifas de água, esgotos e resíduos e serão disponibilizados meios de transporte e descontos nos equipamentos municipais.
O emprego, o empreendedorismo e a empregabilidade constituirão outro pilar da nossa acção quando formos câmara.

Só assim conseguiremos melhorar as condições de vida das famílias, dos mais carenciados e jovens.
E nunca é demais lembrar que é urgente combater o desemprego
Nunca o actual executivo, assim como os anteriores, souberam exigir junto do poder central investimentos compatíveis com a dinâmica e a capacidade de iniciativa dos seus empresários.
A falta de credibilidade é evidente, assim como a falta de visão e estratégia para captar investimentos do poder central ou investimentos privados.
Temos que promover o “cluster” do calçado, Felgueiras é um produtor nacional e europeu de referência.
Não é admissível, não é aceitável, que Felgueiras tenha sido após o 25 de Abril o concelho do país que, em termos proporcionais, mais cresceu ao nível da indústria e não tenha sequer uma única zona industrial devidamente estruturada e organizada.
Mas para tal é necessário Falar Verdade e ser-se respeitado para assim se cativarem investimentos para a nossa terra.
E não será com mais do mesmo que se conseguirão, novos investimentos novos empregos, na nossa terra, vamos ter de ser nós, PSD e CDS-PP, nós Coligação Nova Esperança, a devolver a credibilidade e a confiança aos agentes económicos para que estes invistam e criem empregos e produzam no nosso concelho.
Em termos económicos, será desenvolvido todo um plano de acção no sentido da captação de investimento, para através dele se criarem empregos. Apostarei forte e colocarei todo o meu conhecimento e experiência, decorrente das mais diversas funções que já desempenhei, para que seja atractivo investir em Felgueiras.
Neste momento muitos investidores fogem de Felgueiras, não querem nada com o nosso concelho, porque não encontram na autarquia disponibilidade e vontade para desenvolver a nossa terra.
Comigo a Presidente da Câmara, será criado um gabinete, uma agência de captação de investimentos e oportunidades de novos negócios.
Nunca é de mais relembrar que, a este nível, as únicas conquistas para os felgueirenses foram a diminuição do IMI e a não cobrança da derrama ao comércio e indústria devido à intervenção da oposição e à grande luta travada pelo PSD na Assembleia Municipal.
Tenho a mais profunda convicção que os comerciantes e industriais de felgueirenses ficarão a ganhar e muito comigo na presidência da câmara.
Conheço os seus problemas, anseios e ambições.
Sabem que poderão contar comigo na defesa dos seus projectos que nunca foram devidamente acompanhados pela autarquia.
Para o comércio tradicional, irei apresentar, em tempo oportuno outras medidas para o revitalizar e dinamizar. Queremos dar uma nova vida às nossas cidades.
Temos de melhorar claramente as condições de mobilidade e estacionamento das nossas cidades para que elas sejam revitalizadas em termos económicos.
Sobretudo as cidades de Felgueiras e da Lixa terão uma atenção muito especial a este nível.
Vamos melhorar as nossas cidades em termos arquitectónicos, em termos urbanísticos, para que estas sejam mas simpáticas, mais acolhedoras, mais funcionais, que proporcionem melhores condições de vida, com espaços de lazer e mobilidade em segurança.
Assumo o compromisso de criar perto das duas cidades do nosso concelho Parques verdes para o lazer e convívio das famílias e que sejam verdadeiros espaços de recreio.
A rede viária municipal tem de ser claramente melhorada, não podemos andar sempre com a política do remendo ou da terra/areia para tapar buracos.
Comigo não continuará o tapa, destapa, volta a tapar. Obras a executar têm que ser devidamente planeadas para evitar desperdício de recursos, poupar incómodos aos felgueirenses e servi-los melhor.
Nunca as famílias do nosso concelho foram tão penalizadas, por aumentos tão brutais, como os verificados na água e no saneamento, demonstrando total insensibilidade social.
Com o actual executivo paga taxas e serviços quem usufrui deles e quem não beneficia.
Tem havido uma vontade férrea em arrecadar receitas a qualquer custo e, que posteriormente, são mal gastas.
Comigo não haverá dinheiro para despesismos e extravagâncias, festas e romarias, só para interesse de alguns, projectos e obras que nunca saíram do papel, pagamentos exorbitantes a advogados famosos do país e até do Brasil, mas terá que haver sempre para o apoio aos felgueirenses que vivam em grandes dificuldades.
Comigo o dinheiro, que é de todos, tem de ser gerido de uma forma rigorosa e transparente.
Eu, pessoalmente, na Assembleia Municipal, sempre me debati contra, as propostas da presidente da câmara, quanto aos aumentos da água e do saneamento.
A água e o saneamento serão objecto de uma profunda reforma. Vamos acabar com as injustiças e com situações que penalizam altamente os felgueirenses. Connosco aliviaremos as famílias. Queremos uma política de água e saneamento que não penalize os felgueirenses.
Connosco na Câmara procederemos a 3 medidas imediatas:
- Anulação da tarifa de conservação,
- Compromisso de continuar toda a extensão de rede de água, desde que priorizada com as Juntas de Freguesia e que seja necessária para levar às habitações que necessitam de licenças de utilização. Em todas estas situações não será exigido qualquer pagamento para além do ramal.
- Permitir a isenção de pelo menos 50% no custo dos ramais a todas as habitações que tenham a rede à porta de casa
Permitam-me uma reflexão, ainda que breve, sobre o passado recente.
Tivemos mais quatro anos perdidos.
O concelho está parado, não tem obra realizada.
Tivemos um executivo camarário fechado, sem chama, moribundo, sem “rei nem roque”.
Um executivo que não funcionou, em que foram claras as divergências ao longo do mandato, uma presidente de câmara que não sabe trabalhar em equipa, que desvalorizou os seus vereadores e que passou mais tempo no tribunal do que na câmara.
A actual câmara incompatibilizou-se com grande parte dos funcionários da autarquia, retirou-lhe privilégios, criou os mais diversos conflitos com instituições, como por exemplo a Confraria de St.ª Quitéria e com o F.C. da Lixa.
Deixou de apoiar grande parte das colectividades do concelho apostando no ciclismo profissional e gastando rios de dinheiro com iniciativas para promover a imagem, de alguns, esquecendo a prática desportiva para os jovens do nosso concelho.
Delapidou o erário público e símbolos concelhios como o Estádio Dr. Machado de Matos.
Uma das medidas fortes da minha, da nossa acção no executivo camarário, será a reforma dos serviços municipais e municipalizados.
Terão de se mais eficiente mais eficazes, mais transparentes, mais próximos dos munícipes, temos de agilizar processos e reduzir a burocracia.
Mas acima de tudo a gestão da autarquia vai passar a ser muito mais respeitadora dos seus funcionários.
Quem me conhece sabe como é o meu relacionamento com os mais diversos colaboradores.
A sua valorização permanente e o incentivo a um melhor desempenho é fundamental para que as pessoas sejam felizes também no seu local de trabalho.
E, desde já garanto que será premiado o mérito, de todos os trabalhadores da câmara, assim como o esforço colectivo dos trabalhadores em criarem estruturas sócio-culturais que proporcionem melhores condições de motivação e desempenho nas suas funções e consequentemente de produtividade.
Relativamente ao que vamos encontrar na câmara municipal, no próximo dia 12 de Outubro, desde já possa assegurar que tudo faremos para que não fiquem dúvidas a ninguém sobre as contas e gestão da autarquia, quer ao nível financeiro, ao nível de contratos, ao nível jurídico ….. para sabermos muito bem aquilo que herdamos e com aquilo que podemos contar para o mandato.
Comigo as torneiras do despesismo e do desperdício serão automaticamente fechadas no dia da tomada de posse.
Consideramos vergonhosos os pagamentos vultuosos que foram feitos a advogados com o dinheiro dos impostos dos felgueirenses.
Os dinheiros dos nossos impostos têm que ser gastos, utilizados, em benefício das nossas gentes e de um futuro melhor e não em interesses pessoais.
Se necessário e se, se justificar serão auditadas, por entidades externas credíveis, as contas e gestão, com a profundidade que se julgue adequada.
O PDM, instrumento de planeamento e desenvolvimento crucial para o concelho, continua sem ser revisto a não ser para resolver pela câmara politicamente problemas pontuais.
A revisão do PDM não pode ser sistematicamente adiada.
Já basta de estrangulamentos.
Temos de criar condições legais para que os felgueirenses possam ser felizes na sua terra.
Quem nasceu em Felgueiras é natural que queira construir casa e viver em Felgueiras, assim como, que quem investe, se é de Felgueiras, é natural que queira desenvolver a sua terra.
O PDM tem de ser um instrumento para resolver problemas e não para “criar esquemas”.
Para o ambiente, terei políticas muito bem direccionadas, pois temos de corrigir erros do passado, nomeadamente ao nível do rio Sousa, que pretendemos limpo e “saudável”, em todo o seu percurso no nosso concelho.
Propomo-nos a devolver o Rio Sousa e outros recursos hídricos à população, através de medidas concretas de revitalização, promovendo um programa de despoluição e preservação
Faremos um Investimento forte e contínuo no tratamento da água e nos efluentes pecuários e industriais e continuaremos o Investimento no Saneamento Básico.
Queremos respirar melhor ambiente em Felgueiras.
Perante o descalabro de gestão da autarquia, os recursos têm que ser muito bem geridos, canalizados para áreas mais úteis.
Temos opções claramente diferentes, mas muito mais úteis e vantajosas para os munícipes e para serem canalizados para áreas prioritárias.
Rigor e transparência são fundamentais e comigo serão compromissos firmemente assumidas.
Garanto que as Juntas de Freguesia irão ganhar e muito com o projecto que lidero.
Desenvolverei parcerias com as Juntas e criarei, dependendo directamente de mim, um gabinete de coordenação para a resolução dos seus problemas.
Somos todos eleitos para resolver os problemas das populações e não para resolver os problemas apenas de alguns.
Quero tornar a gestão da Câmara de Felgueiras a partir das próximas eleições autárquicas como exemplar e uma referência a nível nacional.
Sou e sempre fui contra todo o tipo de poder absoluto ou ditatorial.
Por contraponto ao actual modelo de gestão camarária, centralista e que não sebe trabalhar em equipa, desenvolverei o exercício do poder com base em redes de parcerias e parceiros dinâmicos e activos.
Para tal irei rodear-me de uma equipa jovem, empenhada, dinâmica, disponível, motivada, trabalhadora.
Equipa essa, com diferentes tipos de formação, mas com elevado sentido de serviço, de responsabilidade e de gestão.
Porque acreditamos nas nossas capacidades.
Com uma nova geração de felgueirenses a gerir a câmara municipal pretendemos criar uma Nova Esperança e um novo sorriso para os felgueirenses.