domingo, setembro 28, 2008

PSD/Felgueiras denuncia, em comunicado, estado dos equipamentos escolares do concelho

COMUNICADO

Convictos de que a educação é um poderoso motor do desenvolvimento social, constatamos, e julgamos que é do conhecimento geral, que a educação em Felgueiras sofre de várias lacunas e que a autarquia nos últimos anos não investiu devidamente nesta área.
As escolas do 1º ciclo, na generalidade, não oferecem condições: são antigas e degradadas, têm falta de segurança, não oferecem conforto nem espaços para a prática desportiva, para refeições, bibliotecas e faltam funcionários.
As escolas do 2º e 3º ciclos e Secundárias estão completamente sobrelotadas com taxas de ocupação na ordem dos 150%. A última escola que se construí foi há 7 anos, apesar de muitas promessas sobre a construção de novas escolas. Esta situação revela falta de planeamento da autarquia que não soube ou não foi capaz de captar investimento junto do poder central.
A situação é problemática, mas ficámos estupefactos ao saber que na Escola E.B. 2,3 D. Manuel Faria e Sousa algumas turmas vão ser instaladas em contentores e há aulas leccionadas ao ar livre por falta de espaço.
O que mais nos indigna é que os concelhos vizinhos não sofrem destes constrangimentos porque a educação é uma prioridade, tal como em outras áreas.
Não podemos admitir que as Actividades de Enriquecimento Curricular ainda não estejam a funcionar, que a autarquia não esteja a cumprir a legislação sobre subsídios escolares no 1º ciclo, em claro prejuízo das famílias, que haja pais a pagar 140€ para terem filhos em creches públicas de menor qualidade que as privadas e mais caras. Não podemos admitir a incapacidade da câmara nos últimos 2 anos em garantir aulas de Inglês para todos, famílias a pagar no pré-escolar o apoio à família com pouca qualidade de serviços e sem direito a actividade física nas piscinas municipais.
Lamentamos que a Presidente se desloque ao concelho vizinho de Lousada para assistir à inauguração de Centros Escolares por parte do Primeiro-Ministro e da Ministra da Educação, mas compreendemos que a sua febre de inaugurações é grande porque não tem nenhuma obra para inaugurar no nosso concelho. Enquanto outros concelhos modernizaram escolas, construíram Centros Escolares e os inauguraram, em Felgueiras está tudo atrasado.
O PSD aprovou o Orçamento para permitir as candidaturas ao QREN para as novas escolas e para defender as freguesias. Recentemente viabilizou a contracção de um empréstimo que permita a construção destas escolas, com reservas, não pelas escolas, mas pela falta de capacidade política da Presidente em concretizar obra e porque temos muitos exemplos em como a autarquia gasta muito e mal! Se há matéria que preocupa o PSD e em que temos sido colaborantes é na Educação.
Não chega prometer mais escolas e mais equipamentos, é necessário criar as condições para que os nossos filhos tenham uma educação e formação compatíveis com os níveis de exigência dos nossos dias, porque se os que a têm sentem dificuldades em resolver os respectivos problemas, nomeadamente emprego, muito mais sentem os que não a têm.
È, por isso, fundamental apostar na melhoria dos transportes escolares e o reforço das condições de segurança dos nossos alunos, o apoio à realização de actividades das escolas, apoio com meios materiais e equipamentos, aposta clara no apoio às famílias fornecendo os matérias e livros aos alunos do 1º ciclo, reforço do número de funcionários nas escolas para garantir a segurança das escolas. Só assim a câmara se poderá transformar num parceiro das escolas e promover melhor educação para os felgueirenses.

PSD Felgueiras
25 de Setembro de 2008