quinta-feira, abril 10, 2008

Morreu atropelado à frente dos atletas que treinava

Jornal de Notícias (Textos e fotos)
Pedro Guilherme
O treinador de pólo aquático da equipa do clube de natação FOCA, de Felgueiras, Pedro Guilherme, morreu, ao ser atropelado quando estava a mudar um pneu na berma da auto-estrada A3. O acidente verificou-se, anteontem, pelas 23 horas, junto ao nó que liga a a A3 à A42, na Maia, e das antigas portagens de Ermesinde, e foi testemunhado por sete atletas que a vítima orientava. Dois deles tiveram de receber tratamento hospitalar. Pedro Guilherme tinha 30 anos. Vai hoje a enterrar pelas 18 horas na freguesia de Figueiró (Santiago), Amarante, de onde era natural.

O treinador, que também era árbitro nacional de pólo aquático, regressava a Felgueiras, onde morava, após um jogo do campeonato regional realizado pelo Clube Desportivo Universitário do Porto (CDUP). Na altura em que mudava o pneu da carrinha que conduzia e que servia para transportar atletas, foi colhido por um automóvel conduzido por uma mulher, em circunstâncias ainda por esclarecer.

O INEM terá efectuado inúmeras tentativas de reanimação durante cerca de 30 minutos. Transportado para o Hospital de S. João, no Porto, Pedro Guilherme acabou por não resistir aos múltiplos ferimentos.

Ontem, no FOCA, clube com instalações adstritas às piscinas municipais mas independente da Autarquia, o jovem treinador era retratado como "reservado" e "uma figura muito querida, principalmente pelos atletas, que o vinham como uma referência". "Era muito profissional. Interessava-se muito pelos jovens, auscultava-os e imprimia-lhes auto-disciplina sem ser autoritário, antes persuasivo", referiu, ao JN, Manuel Azevedo, presidente da colectividade.

"O clube está chocado com o que aconteceu. Os miúdos choram. Não querem acreditar no sucedido. O Pedro era um homem muito bom, pessoal e profissionalmente. Vivia isto há 14 anos, desde os seus 16 anos", acrescentou.

"É costume dizer-se bem das pessoas quando elas morrem, mas no caso do Pedro estou a ser muito sincero era excepcional, combativo, corajoso, abnegado. Mesmo trabalhando a tempo parcial, dedicava todos os seus tempos livres a esta causa. No momento mais crítico deste clube, recentemente vivido, colaborou na continuação da colectividade. Neste momento, temos 57 atletas, e ele tinha um projecto de remodelação das equipas, no seu todo. Era uma mais-valia, agora difícil de substituir", afirmou Gonçalo Magalhães, vice-presidente do clube.

João Garção, vereador e vice-presidente da Câmara, deslocou-se, ontem, no final da tarde, às piscinas para prestar a sua solidariedade aos atletas da colectividade, que suspendeu todas as suas actividades até à hora do funeral.

Manuel Azevedo e Gonçalo Magalhães,
presidente e vice-presidente do FOCA,
lembram vítima como "uma figura muito querida"

Pedro Manuel Marques Guilherme (1977-2008)

Licenciado no Curso de Professores do Ensino Básico - Variante de Educação Física pelo Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (ISCE - Felgueiras) e Licenciado em Enfermagem pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Sempre ligado à Natação, entrou para o FOCA - Clube de Natação de Felgueiras, no ano da sua fundação, em 1994, como atleta da modalidade de Natação Pura Desportiva, onde permaneceu duas épocas, até 1996.
No ano de 1996 iniciou-se na modalidade de Pólo Aquático como atleta Sénior.
Em Setembro de 1996 inicia a sua actividade profissional na Piscina Municipal de Felgueiras como Monitor de Natação.
A partir de 1999 inicia a sua carreira como Treinador de Pólo Aquático no FOCA - Clube de Natação de Felgueiras, nos Escalões de Formação sob o comando do também saudoso Prof. Carlos Meinedo.
Na presente época desportiva, 2007/2008, desempenhava as funções de Técnico principal da equipa Sénior e Coordenação Técnica de todos os escalões de formação de Pólo Aquático do FOCA - Clube de Natação de Felgueiras.

Links do Jornal de Notícias:

Link 1:

http://jn.sapo.pt/2008/04/10/porto/morreu_atropelado_a_frente_atletas_t.html

Link 2:

http://jn.sapo.pt/2008/04/10/porto/vitima_licenciada_enfermagem.html