domingo, agosto 05, 2007

Quanto custa bater num político?


Paulo Ferreira
Chefe de Redacção do JN











Os três indivíduos que o Tribunal de Felgueiras condenou por terem agredido, em 2003, Francisco Assis, vão pagar pequenas multas pelo acto bárbaro a que o país inteiro assistiu. A juíza puxou-lhes as orelhas, mas não teve outra saída que não fosse olhar para os rendimentos dos culpados para os sancionar. Ficamos, portanto, a saber que dar umas bofetadas e uns pontapés a um político é coisa para custar entre 600 e 1200 euros.












Lembremos os factos. Assis, à altura líder da Distrital do Porto do PS, foi a Felgueiras para (tentar) explicar aos militantes por que não queria que Fátima Felgueiras continuasse a liderar a autarquia. Uma chusma de energúmenos perseguiu e agrediu Assis durante meia hora. Quatro anos depois, o Tribunal julgou quatro pessoas e condenou três.












Assis diz "respeitar a decisão" do Tribunal. Eu também. Mas contesto-a, apesar de saber que a Lei é como é. Se o Tribunal entendeu que o crime foi grave e teve como causa o "ódio político", que sentido faz encaixar as multas apenas e só nos rendimentos dos culpados? Se cometeram um crime, devem ser punidos em função da gravidade do mesmo, ainda que para isso sejam obrigados a fazer contas à vida. Cometer actos tão hediondos como este não pode ter um "preço" tão baixo.