quinta-feira, julho 19, 2007

Vinte anos de cadeia por queimar a namorada (texto e foto JN, clique aqui)


O tribunal de Felgueiras condenou a 20 anos de cadeia o professor de Fafe que, há três anos, no monte de Santa Quitéria, em Felgueiras, regou com gasolina a mulher com quem mantivera uma relação extraconjugal e, de seguida, lhe chegou lume com um isqueiro.
Isabel Vasconcelos, viúva, de 41 anos, de Amarante, veio a falecer dois meses mais tarde,vítima de queimaduras de 3.º grau em 55% do corpo. Luís Filipe Pereira foi ainda condenado ao pagamento de várias indemnizações à família da vítima - no total, 155 mil euros. O tribunal considerou-o culpado do crime de homicídio qualificado.
Na leitura da sentença, o juiz, Pedro Madureira, sublinhou que Luís Filipe teve intenção de matar. "O arguido cometeu dolo directo, usou o fogo para tirar a vida a Isabel, recorrendo a um meio em que a vítima não teve possibilidades de defesa", considerou o tribunal. "O arguido revelou frieza de ânimo". Ficou provado que o facto de Isabel ter posto fim à relação foi o móbil do homicídio e que o agressor tinha por ela uma "obsessão amorosa", refere ainda a decisão.

Sem testemunhas
No entanto, o tribunal reconhece que não há provas testemunhais, tendo-se baseado essencialmente no depoimento da vítima, já no Hospital de Felgueiras, até ao qual a mulher ainda teve forças para se deslocar, conduzindo o seu jipe. Por outro lado, o tribunal teve em conta que o arguido, antes de ter marcado o encontro com Isabel para as 10 horas, no próprio dia, telefonou-lhe seis vezes e, anteriormente, já depois do corte de relações, mandava-lhe dezenas de mensagens SMS por semana. Portanto, a tese de suicídio sustentada pela defesa e o álibi testemunhado por um funcionário de uma oficina de automóveis, que disse em tribunal que o arguido se encontrava com ele à hora do crime, caíram por terra. Bem como o testemunho da mulher do arguido, que justificou a ausência do marido ao trabalho para tratar de assuntos de mecânica.
O arguido remetera-se ao silêncio durante o julgamento, tendo apenas negado o crime. Ontem, sentiu-se mal. No final, já fora do tribunal, familiares e amigos de Luís Filipe protestaram contra a pena aplicada.