sexta-feira, maio 11, 2007

Festival de tunas para acabar de pagar capela mortuária






O presidente da Junta de Rande, Felgueiras, Pedro Ribeiro, está a organizar um festival de tunas para angariar dinheiro a fim de concluir a capela mortuária da freguesia. A obra está orçada em 62 mil euros, ocupará 300 metros quadrados e começou a ser erguida há três anos. O espectáculo, com grupos de vários pontos do país, realizar-se-á no dia 19 de Maio, pelas 21.30 horas, nas antigas instalações de Metalúrgica da Longra, também em Felgueiras.



A ideia de Pedro Ribeiro é cativar a solidariedade e retribuir com um espectáculo, cuja receita poderá ajudar a concluir o equipamento de Rande, localizada cinco quilómetros da cidade de Felgueiras e parcela importante da recém-vila da Longra. A freguesia tem seis mil habitantes e regista, em média, por ano, 60 óbitos.



O presidente da Junta salientou ao JN que, no anterior mandato da Câmara, o Executivo, então presidido por António Pereira (na altura, Fátima Felgueiras encontrava-se no Brasil), ter-se- -á comprometido com os autarcas das freguesias a subsidiar em 25 mil euros a construção deste tipo de capelas."



Avancei com a obra contando com esse apoio. Já lá vão três anos! Até hoje, esta Junta não recebeu um tostão. Porém, não quero entrar em polémicas com a Câmara e não quero pronunciar-me sobre a falta de apoio, pois espero conquistá-lo pela via negocial", referiu Pedro Ribeiro."



A obra está orçada em 62 mil euros e os 25 mil seriam uma boa ajuda, mas, neste momento, a Junta precisa de outro tanto montante. Francamente, não sei onde ir buscar o dinheiro. As juntas não têm receitas próprias nem estão interessadas em contrair empréstimos bancários", diz o autarca."


Estou farto de pedir às pessoas que ajudem o presidente da Junta. Não estou a pedir nada para mim, mas para o bem comum da população. Gostaria que todas pessoas da região participassem neste megaespectáculo de tunas. Cinco euros por bilhete não é muito dinheiro. E se tivermos três a quatro mil pessoas no festival, será uma importante ajuda. Neste momento estão investidos 30 mil euros; falta agora aplicar 35 mil, para acabar a obra, mas aprecisamosde 50 mil euros", prossegue.

"Não faz sentido usar capelas de aldeias vizinhas"
Alfredo Pinto

Agricultor

“Estou solidário com o presidente da junta. Rande é vila há quatro anos e não se compreende que a nossa população vá levar os seus mortos para capelas mortuárias de aldeias vizinhas. Se, no dia 19, a população toda for ao espectáculo é a prova de que ainda se interessa pela sua terra. Se não for, será grave".

"Concordo com esta angariação de fundos"

Cármen Couto

Doméstica

"O meu sogro e um tio meu faleceram recentemente e a minha família teve que levar os cadáveres à capela da freguesia de Varziela, que, em relação a esta localidade, é muito pequena. Acho bem que o presidente da junta promova este evento de angariação de fundos".